====== Tópicos Avançados em Engenharia de Software 2 ====== Esta é a página da disciplina "Tópicos Avançados em Engenharia de Software 2", oferecida no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UTFPR ([[http://ppgca.dainf.ct.utfpr.edu.br/doku.php|PPGCA-UTFPR]]). ====== Ementa ====== ==== CAES102 - Tópicos Avançados em Engenharia de Software 2 ==== **Carga horária**: 45 horas-aula (3 créditos) **Ementa**: Métodos de Pesquisa em Engenharia de Software. Estratégias Empíricas. Experimentação. Estudos de Caso. Levantamentos (//Surveys//). Revisões Sistemáticas de Literatura. Pesquisa qualitativa. **Bibliografia**: * Wohlin, C.; Runeson, P.; Höst, M.; Ohlsson, M.C.; Regnell, B.; Wesslén, A. **Experimentation in Software Engineering.** Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2012. * Runeson, Per, Host, Martin; Rainer, Austen; Regnell, Bjorn. **Case Study Research in Software Engineering: Guidelines and Examples**. Wiley, 2012. * Juristo, Natalia; Moreno, Ana M. **Basics of Software Engineering Experimentation**. Springer, 2001. * Seaman, C. Qualitative methods in empirical studies of software engineering. **IEEE Transactions on Software Engineering** (Volume: 25, Issue: 4, Jul/Aug 1999). * Artigos científicos. ====== Oferecimentos ====== * [[ensino-pos:Tópicos Avançados em Engenharia de Software 2 - Oferecimento 2017 ]]. Turma do [[http://ppgca.dainf.ct.utfpr.edu.br/doku.php|PPGCA-UTFPR]]. Fase 3 de 2017. Professores: Laudelino, Adolfo, Maria Claudia. [[http://moodle.dainf.ct.utfpr.edu.br/course/view.php?id=433|Moodle para alunos]]. ===== Exemplos de artigos ===== * Grounded Theory: [[https://twitter.com/adolfont/status/915241381618176003|Fostering effective inter-team knowledge sharing in agile software development]], de Viviane Santos, Alfredo Goldman, Cleidson R. B. de Souza * Revisão Sistemática: [[http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0950584908000256|Empirical studies of agile software development: A systematic review]], de Tore Dybå e Torgeir Dingsøyr. * Estudo empírico (não específico): [[https://link.springer.com/epdf/10.1007/s10664-016-9480-2?shared_access_token=RbmEyS6Wl5G_a_K2LN95Ife4RwlQNchNByi7wbcMAY6KwMH8hXvA25CA0OhkEV_Sz8HSEcHnV0yMtEzzHYpm0pVO5UFThlLVMGHMUlk5h8GGP4NFpkKXCSsww3gP9CAstykRoy7D25UqSVoEOE2Vv7K9OwEqhl8f_MTDMskK1AI%3D|Studying the urgent updates of popular games on the Steam platform]].