######################################################################## # Exemplo de Allegro orientado a objetos elaborado por: # # Jorge Leandro Francisco # # Monitor da Disciplina Fundamentos de Programação 2 # # do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR # # Prof. Jean M. Simão # ######################################################################## Exemplo de programa em C++ utilizando a biblioteca gráfica Allegro de forma a obedecer os pricípios da orientação a objetos e auxiliar os alunos de Fundamentos de Programação II a elaborar os jogos projetos da disciplina. ------------------------------------------------------------------------ Notas da versão vD: O que há de novo na versão D: - Nova classe: - Cenario: Classe adicionada para gerenciar as funções de desenho e movimentação do cenário de fundo. - Variáveis 'int' agora mudadas para 'short int' pois não são necessários números tão grandes para tais variáveis. - Nova imagens: - Jogadores: Os jogadores, antes quadrados, agora são barcos e os sprites, antes únicos, agora são obtidos com cortes de um bitmap maior. - Cenário: Adicionada uma imagem para o cenário. - Nova movimentação: - Jogadores: Nesta versão os jogadores tem imagens diferentes para cada direção e sentido (direita, esquerda, cima, baixo). Os métodos de movimentação indicam qual sprite cortar da imagem maior por meio de coordenadas e modificam a posição dos jogadores nas curvas. - O cenário também possui movimentação, por scrolling (a imagem fica deslizando continuamente). - Novos atributos: - Na classe Personagem: Atributos relativos à direção na qual o personagem está orientado e às coordenadas do subprite a ser cortado da imagem maior para o desenho. - Na classo Jogo: Nesta versão, o cenário é uma classe, portanto o jogo possui um objeto 'Cenario'. - Novos comentários explicativos sobre as atualizações da versão, algoritmos, novas funções utilizadas da biblioteca gráfica e demais informações. ------------------------------------------------------------------------