====== Instruções para Alunos ====== **ESTA PÁGINA ESTÁ DESATUALIZADA!!!** Esta página fornece instruções e dicas para os alunos que estão realizando seus trabalhos de pesquisa (TCC e mestrado) no âmbito do DCC/UDESC. O objetivo desta página é estabelecer a metodologia de trabalho a ser adotada para sistematizar as atividades relacionadas aos trabalhos de pesquisa. ===== Aviso IMPORTANTE ===== Acredito que **__comprometimento__** é a **__chave do sucesso__** para alcançar sucesso e desenvolver um **bom trabalho**. \\ Sendo assim, **todo aluno** deve, **OBRIGATORIAMENTE**, ter **//COMPROMETIMENTO//** com o seu trabalho. Em outras palavras, deve dar prioridade as atividades relacionadas com sua dissertação/TCC. \\ **__Nota:__** \\ - **__Alunos de TCC__** tem o **PRAZO MÁXIMO** de **02 (dois) semestres** para a **CONCLUIR COM APROVEITAMENTO** seu trabalho. O não cumprimento desta regra implica no **CANCELAMENTO da orientação**, independentemente do aluno estar fazendo TCC1 ou TCC2. - **__Alunos de Mestrado__** devem **estar cientes** que, de acordo com o regimento do PPGCA, o **prazo máximo** para conclusão do curso é de 24 meses a partir da primeira matrícula como aluno efetivo. Após isso, o aluno é desligado do curso sem a obtenção o título. ===== Geral ===== - Todo o e-mail enviado deve tem a palavra (**"TCC"** ou **"MCA"**) no início do **assunto** (não no corpo da mensagem). Isso ajuda a criar filtros para selecionar e priorizar as mensagens. Emails que não seguirem essa regra podem não ser lidos. - **Não mande NENHUM documento por email, use o SVN!** Veja o tópico sobre o controle de versões dos documentos produzidos. - Consulte a [[http://www2.joinville.udesc.br/~tcc-bcc/|página da disciplina TCC]] regularmente. O calendário do TCC é divulgado nesta página, assim como todos os avisos dos professores da disciplina TCC para o alunos. - **MUITO IMPORTANTE:** para pesquisar a literatura na Internet, utilize os bibliotecas digitais da [[http://portal.acm.org/portal.cfm|ACM]] e da [[http://www.sbc.org.br/bibliotecadigital/|SBC]], o [[http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/guesthome.jsp|IEEE Xplorer]], o [[http://novo.periodicos.capes.gov.br/|Portal de periódicos da CAPES]], e o [[http://scholar.google.com|Google Scholar]]. Os documentos disponíveis na biblioteca da ACM, IEEE Xplorer e Portal CAPES são acessíveis se você estiver em um computador dentro da rede da UDESC. Os documentos que aparecem no resultado do Google Scholar incluem um link ("All X versions") para todas as cópias dos documentos encontradas na internet. Dessa foram, se você não consegue acessar um documento pelo link da ACM ou IEEE, provavelmente o autor disponibilizou o seu trabalho para download no seu site pessoal. - Evite utilizar sites da internet (inclusive Wikipedia) como fonte principal de pesquisa. Opte sempre por utilizar livros e artigos de revistas e eventos científicos para fazer sua pesquisa, pois eles apresentam conteúdo que foi revisado por especialistas da área. - **Todos os documentos** produzidos durante o trabalho devem ser **escritos em LaTeX**. [[http://goo.gl/Ev1O|Este link]] contém um livro razoavelmente completo sobre LaTeX. \\ Leia os artigos: - [[https://www.sbc.org.br/horizontes/doku.php?id=v03n02:31|Trabalhos de Conclusão de Curso: Práticas para desenvolvê-los da melhor maneira possível]], **SBC Horizontes**, vol. 3, nr. 2, agosto 2010, pg. 31-34. - [[https://portal.sbc.org.br/horizontes/doku.php?id=v03n03:21|Como se preparar para uma apresentação de sucesso]], **SBC Horizontes**, vol. 3, nr. 3, dezembro 2010, pg. 21-25. - [[https://portal.sbc.org.br/horizontes/doku.php?id=v03n03:26|Como planejar uma Pesquisa Científica]], **SBC Horizontes**, vol. 3, nr. 3, dezembro 2010, pg. 26-30. - [[http://goo.gl/dwnQY|Video: How to use Google Scholar]] (inglês) - [[http://goo.gl/vONL9|The Art of Technical and Scientific Writing]] (inglês) - [[http://goo.gl/dAoRm|The Logic of Scientific Writing]] (inglês) - [[http://goo.gl/0Mx4L|Video: E.O. Wilson: Advice to young scientists ]] - [[http://goo.gl/DFnPc|Normas da ABNT - Referências]] ===== Gerenciador de Projetos Redmine/BDES ===== - Cadastre-se na ferramenta de gerenciamento de projetos [[https://bdes.dcc.joinville.udesc.br/redmine|Redmine do BDES]] (link ao lado). Uma vez cadastrado, envie um e-mail informando que o cadastro foi realizado e solicitando a liberação do acesso. IMPORTANTE: o Redmine não está configurado para enviar mensagens para relembrar a senha do usuário. - Crie um projeto para o seu trabalho no Redmine BDES. O nome do projeto deve seguir a seguinte padronização: **YYYY-BDES-{TCC ou MCA}-NomeProjeto**, onde **YYYY** é o ano de início do trabalho, **BDES-TCC** ou **BDES-MCA** é parte obrigatória do nome, **NomeProjeto** é o nome do seu projeto. Este nome deve indicar claramente a qual o projeto ele se refere, facilitando a identificação rápida contexto do projeto para os professores e alunos do BDES. - Crie as atividade e estabeleça o cronograma do seu trabalho. **O cronograma deve ser especificado tendo em vista as atividades de TODO o período de trabalho** (TCC: 2 semestre, MCA: até 4 semestres). Uma vez definido o cronograma, tem-se os prazos intermediários para o **término de cada atividade do projeto**, facilitando a identificação de atrasos. Este cronograma pode/deve ser exportado e incluído tanto em todos os documentos relativos ao seu trabalho (TCC: planos e monografia; MCA: projeto de dissertação). - **IMPORTANTE:** Atualize o seu projeto no Redmine/BDES regularmente, incluindo o tempo gasto nas atividades do projeto e o percentual de conclusão de cada uma delas, facilitando o controle do andamento do trabalho. ===== Controle de Versões dos Documentos - SVN ===== - Utilize o SVN (ferramenta de controle de versão) para atualizar os documentos do TCC, assim como os arquivos de código fonte e/ou qualquer artefato criado durante o desenvolvimento do trabalho. **Se você não sabe trabalhar com o SVN, aprenda a utilizá-lo!** O principal benefício de ferramentas como o SVN é que elas sempre guardam todas as versões dos arquivos que produzidos. Além disso, o servidor SVN do BDES tem backup automático todas as noites e é acessível externamente. - O servidor SVN para os alunos do TCC é o endereço **https://bdes.dcc.joinville.udesc.br/svn/UDESCRepo/professores/marco/{TCC ou MCA}/XXX**, onde **{TCC ou MCA}** é a palavra "TCC" (para trabalhos de TCC) ou "MCA" (para dissertações de mestrado); **XXX** é definido como "AAAA-" + Primeiro Nome + Sobrenome, por exemplo, "2010-MarcoWehrmeister". Envie um e-mail solicitando a criação do seu repositorio e do seu usuário/senha de acesso. - Associe o repositório SVN do seu TCC no seu projeto dentro do Redmine BDES. Para isso, vá nas Configurações/Repositório e coloque os dados do seu repositório. **__É importante modificar o endereço do servidor para "localhost:100"__**, caso contrário do Redmine não irá encontrar o repositório. Nos campos usuário e senha, utilize o seu usuário. - **Organize o seu repositório SVN.** Como sugestão, as seguintes pastas podem ser criadas: (i) //docs//; (ii) //src//; (iii) //report//. A primeira pasta contém todos os documentos usados na pesquisa bibliográfica; a segunda contém os arquivos de código fonte criados durante projeto; e a última contém os documentos produzidos pelo aluno, incluindo as figuras, modelos, apresentações, etc. - Na criação dos documentos texto do trabalho (por exemplo, plano de TCC, relatório final de TCC-I e TCC-II) utilize a seguinte regra para a nomear o(s) arquivo(s): **NomeSobrenome_XXXX_YYYY**, onde **Nome** é o seu primeiro nome; **Sobrenome** é o seu sobrenome; **XXXX** é uma das palavras: //"PLANO"// para o plano do TCC, //"TCC-I"// para o relatório final de TCC-I, //"TCC-II"// para o relatório final de TCC-II; e **YYYY** é uma das palavras: //"draft"// para o documento em escrita até a entrega, //"submitted"// para o documento entregue para a banca, e //"final"// para o documento modificado após a defesa e que vai ser entregue como versão final. - Quando uma versão de algum documento é submetida ao SVN, e você quer que esta versão seja revisada, mande um e-mail informando ao professor de tal fato. Não modifique este documento no SVN (i.e. não envie outra versão ao servidor) até que o professor envie a versão revisada de volta no servidor, pois suas modificações podem ser perdidas após a submissão do professor. - Alguns clientes SVN: [[http://tortoisesvn.tigris.org/|Tortoise]] (Win), comando svn (Linux/Mac), [[http://www.syntevo.com/smartsvn/index.html|SmartSVN]] (Win/Mac/Linux), [[http://subclipse.tigris.org/|Subclipse]] (Plugin do Eclipse).