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Instruções para Alunos

ESTA PÁGINA ESTÁ DESATUALIZADA!!!

Esta página fornece instruções e dicas para os alunos que estão realizando seus trabalhos de pesquisa (TCC e mestrado) no âmbito do DCC/UDESC. O objetivo desta página é estabelecer a metodologia de trabalho a ser adotada para sistematizar as atividades relacionadas aos trabalhos de pesquisa.

Aviso IMPORTANTE

Acredito que comprometimento é a chave do sucesso para alcançar sucesso e desenvolver um bom trabalho.
Sendo assim, todo aluno deve, OBRIGATORIAMENTE, ter COMPROMETIMENTO com o seu trabalho. Em outras palavras, deve dar prioridade as atividades relacionadas com sua dissertação/TCC.

Nota:

  1. Alunos de TCC tem o PRAZO MÁXIMO de 02 (dois) semestres para a CONCLUIR COM APROVEITAMENTO seu trabalho. O não cumprimento desta regra implica no CANCELAMENTO da orientação, independentemente do aluno estar fazendo TCC1 ou TCC2.
  2. Alunos de Mestrado devem estar cientes que, de acordo com o regimento do PPGCA, o prazo máximo para conclusão do curso é de 24 meses a partir da primeira matrícula como aluno efetivo. Após isso, o aluno é desligado do curso sem a obtenção o título.

Geral

  1. Todo o e-mail enviado deve tem a palavra (“TCC” ou “MCA”) no início do assunto (não no corpo da mensagem). Isso ajuda a criar filtros para selecionar e priorizar as mensagens. Emails que não seguirem essa regra podem não ser lidos.
  2. Não mande NENHUM documento por email, use o SVN! Veja o tópico sobre o controle de versões dos documentos produzidos.
  3. Consulte a página da disciplina TCC regularmente. O calendário do TCC é divulgado nesta página, assim como todos os avisos dos professores da disciplina TCC para o alunos.
  4. MUITO IMPORTANTE: para pesquisar a literatura na Internet, utilize os bibliotecas digitais da ACM e da SBC, o IEEE Xplorer, o Portal de periódicos da CAPES, e o Google Scholar. Os documentos disponíveis na biblioteca da ACM, IEEE Xplorer e Portal CAPES são acessíveis se você estiver em um computador dentro da rede da UDESC. Os documentos que aparecem no resultado do Google Scholar incluem um link (“All X versions”) para todas as cópias dos documentos encontradas na internet. Dessa foram, se você não consegue acessar um documento pelo link da ACM ou IEEE, provavelmente o autor disponibilizou o seu trabalho para download no seu site pessoal.
  5. Evite utilizar sites da internet (inclusive Wikipedia) como fonte principal de pesquisa. Opte sempre por utilizar livros e artigos de revistas e eventos científicos para fazer sua pesquisa, pois eles apresentam conteúdo que foi revisado por especialistas da área.
  6. Todos os documentos produzidos durante o trabalho devem ser escritos em LaTeX. Este link contém um livro razoavelmente completo sobre LaTeX.


Leia os artigos:

  1. Como se preparar para uma apresentação de sucesso, SBC Horizontes, vol. 3, nr. 3, dezembro 2010, pg. 21-25.
  2. Como planejar uma Pesquisa Científica, SBC Horizontes, vol. 3, nr. 3, dezembro 2010, pg. 26-30.

Gerenciador de Projetos Redmine/BDES

  1. Cadastre-se na ferramenta de gerenciamento de projetos Redmine do BDES (link ao lado). Uma vez cadastrado, envie um e-mail informando que o cadastro foi realizado e solicitando a liberação do acesso. IMPORTANTE: o Redmine não está configurado para enviar mensagens para relembrar a senha do usuário.
  2. Crie um projeto para o seu trabalho no Redmine BDES. O nome do projeto deve seguir a seguinte padronização: YYYY-BDES-{TCC ou MCA}-NomeProjeto, onde YYYY é o ano de início do trabalho, BDES-TCC ou BDES-MCA é parte obrigatória do nome, NomeProjeto é o nome do seu projeto. Este nome deve indicar claramente a qual o projeto ele se refere, facilitando a identificação rápida contexto do projeto para os professores e alunos do BDES.
  3. Crie as atividade e estabeleça o cronograma do seu trabalho. O cronograma deve ser especificado tendo em vista as atividades de TODO o período de trabalho (TCC: 2 semestre, MCA: até 4 semestres). Uma vez definido o cronograma, tem-se os prazos intermediários para o término de cada atividade do projeto, facilitando a identificação de atrasos. Este cronograma pode/deve ser exportado e incluído tanto em todos os documentos relativos ao seu trabalho (TCC: planos e monografia; MCA: projeto de dissertação).
  4. IMPORTANTE: Atualize o seu projeto no Redmine/BDES regularmente, incluindo o tempo gasto nas atividades do projeto e o percentual de conclusão de cada uma delas, facilitando o controle do andamento do trabalho.

Controle de Versões dos Documentos - SVN

  1. Utilize o SVN (ferramenta de controle de versão) para atualizar os documentos do TCC, assim como os arquivos de código fonte e/ou qualquer artefato criado durante o desenvolvimento do trabalho. Se você não sabe trabalhar com o SVN, aprenda a utilizá-lo! O principal benefício de ferramentas como o SVN é que elas sempre guardam todas as versões dos arquivos que produzidos. Além disso, o servidor SVN do BDES tem backup automático todas as noites e é acessível externamente.
  2. O servidor SVN para os alunos do TCC é o endereço https://bdes.dcc.joinville.udesc.br/svn/UDESCRepo/professores/marco/{TCC ou MCA}/XXX, onde {TCC ou MCA} é a palavra “TCC” (para trabalhos de TCC) ou “MCA” (para dissertações de mestrado); XXX é definido como “AAAA-” + Primeiro Nome + Sobrenome, por exemplo, “2010-MarcoWehrmeister”. Envie um e-mail solicitando a criação do seu repositorio e do seu usuário/senha de acesso.
  3. Associe o repositório SVN do seu TCC no seu projeto dentro do Redmine BDES. Para isso, vá nas Configurações/Repositório e coloque os dados do seu repositório. É importante modificar o endereço do servidor para “localhost:100”, caso contrário do Redmine não irá encontrar o repositório. Nos campos usuário e senha, utilize o seu usuário.
  4. Organize o seu repositório SVN. Como sugestão, as seguintes pastas podem ser criadas: (i) docs; (ii) src; (iii) report. A primeira pasta contém todos os documentos usados na pesquisa bibliográfica; a segunda contém os arquivos de código fonte criados durante projeto; e a última contém os documentos produzidos pelo aluno, incluindo as figuras, modelos, apresentações, etc.
  5. Na criação dos documentos texto do trabalho (por exemplo, plano de TCC, relatório final de TCC-I e TCC-II) utilize a seguinte regra para a nomear o(s) arquivo(s): NomeSobrenome_XXXX_YYYY, onde Nome é o seu primeiro nome; Sobrenome é o seu sobrenome; XXXX é uma das palavras: “PLANO” para o plano do TCC, “TCC-I” para o relatório final de TCC-I, “TCC-II” para o relatório final de TCC-II; e YYYY é uma das palavras: “draft” para o documento em escrita até a entrega, “submitted” para o documento entregue para a banca, e “final” para o documento modificado após a defesa e que vai ser entregue como versão final.
  6. Quando uma versão de algum documento é submetida ao SVN, e você quer que esta versão seja revisada, mande um e-mail informando ao professor de tal fato. Não modifique este documento no SVN (i.e. não envie outra versão ao servidor) até que o professor envie a versão revisada de volta no servidor, pois suas modificações podem ser perdidas após a submissão do professor.
  7. Alguns clientes SVN: Tortoise (Win), comando svn (Linux/Mac), SmartSVN (Win/Mac/Linux), Subclipse (Plugin do Eclipse).