User Tools

Site Tools


2019:detalhes_do_projeto_emilias_programando

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
2019:detalhes_do_projeto_emilias_programando [2019/08/22 19:27] adolfont2019:detalhes_do_projeto_emilias_programando [2020/11/19 11:42] (current) – external edit 127.0.0.1
Line 13: Line 13:
 30, junho 2020 30, junho 2020
  
-Objetivo geral da atividade:  +**Objetivo geral da atividade: ** 
- Treinar alunas de graduação e pós-graduação da UTFPR, além de mulheres da comunidade externa, em programação de computadores, de modo que possam participar de eventos colaborativos (Coding Dojos, Coderetreats) e competitivos (Maratona de Programação, Hackathons, Game Jams) que envolvam programação.  +Treinar alunas de graduação e pós-graduação da UTFPR, além de mulheres da comunidade externa, em programação de computadores, de modo que possam participar de eventos colaborativos (Coding Dojos, Coderetreats) e competitivos (Maratona de Programação, Hackathons, Game Jams) que envolvam programação.     
  
-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS:  +[[https://nacoesunidas.org/pos2015/|Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS]]Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades
-( ver [[https://nacoesunidas.org/pos2015/|link]] )  +
- +
-Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades +
- +
-Cronograma:+
  
 +**Cronograma:
 +**
   * Realização das Atividades 02/08/2019 a 31/05/2020   * Realização das Atividades 02/08/2019 a 31/05/2020
   * Finalização do Projeto com Elaboração de Relatório 01/06/2020 a 30/06/2020   * Finalização do Projeto com Elaboração de Relatório 01/06/2020 a 30/06/2020
Line 28: Line 25:
  
  
-4. Descrição detalhada +===== Descrição detalhada ===== 
-Introdução: + 
 +**Introdução:** 
  A programação de computadores é, atualmente, uma atividade profissional bastante valorizada. A carga horária em disciplinas de programação nos cursos superiores da área geralmente é insuficiente para que os alunos atinjam o domínio necessário de programação para seu uso profissional. Além disto, a área de programação sofre constantes mudanças, exigindo que aqueles que já estão no mercado de trabalho se atualizem regularmente. Empresas e profissionais da área criaram diferentes atividades para treinar e atualizar programadores: Coding Dojos, Coderetreats, Hackathons, etc. Neste projeto, iremos realizar algumas destas atividades na UTFPR com o objetivo de complementar a formação de nossos alunos e de permitir a atualização do público externo.   A programação de computadores é, atualmente, uma atividade profissional bastante valorizada. A carga horária em disciplinas de programação nos cursos superiores da área geralmente é insuficiente para que os alunos atinjam o domínio necessário de programação para seu uso profissional. Além disto, a área de programação sofre constantes mudanças, exigindo que aqueles que já estão no mercado de trabalho se atualizem regularmente. Empresas e profissionais da área criaram diferentes atividades para treinar e atualizar programadores: Coding Dojos, Coderetreats, Hackathons, etc. Neste projeto, iremos realizar algumas destas atividades na UTFPR com o objetivo de complementar a formação de nossos alunos e de permitir a atualização do público externo. 
  
Line 35: Line 33:
  
  
-Objetivos específicos:  +**Objetivos específicos: **  
- Treinar alunas de graduação e pós-graduação da UTFPR, além de mulheres da comunidade externa, em programação de computadores +  Treinar alunas de graduação e pós-graduação da UTFPR, além de mulheres da comunidade externa, em programação de computadores 
-Preparar as participantes para que possam participar de eventos colaborativos (Coding Dojos, Coderetreats) e competitivos (Maratona de Programação, Hackathons, Game Jams) que envolvam programação.  +  Preparar as participantes para que possam participar de eventos colaborativos (Coding Dojos, Coderetreats) e competitivos (Maratona de Programação, Hackathons, Game Jams) que envolvam programação.  
  
-Justificativa:  +**Justificativa: ** Este projeto é relevante pois, através do treinamento de mulheres em programação de computadores pode permitir a redução da desigualdade de gênero observada na área. Esta desigualdade se reflete tanto no ingresso em cursos universitários (na UTFPR menos de 20% das ingressantes nos cursos de Computação da UTFPR Curitiba são mulheres) quanto no ingresso em vagas no mercado de trabalho. 
- Este projeto é relevante pois, através do treinamento de mulheres em programação de computadores pode permitir a redução da desigualdade de gênero observada na área. Esta desigualdade se reflete tanto no ingresso em cursos universitários (na UTFPR menos de 20% das ingressantes nos cursos de Computação da UTFPR Curitiba são mulheres) quanto no ingresso em vagas no mercado de trabalho. +
  
 Por se tratar de uma profissão com muitas vagas em aberto no mercado de trabalho e com boa remuneração,  este projeto também permite minorar o problema da desigualdade de renda. Por se tratar de uma profissão com muitas vagas em aberto no mercado de trabalho e com boa remuneração,  este projeto também permite minorar o problema da desigualdade de renda.
Line 46: Line 43:
 Neste projeto teremos uma estudante de graduação da UTFPR que auxiliará a realizar os diferentes eventos de treinamento de programação, aprendendo diversas habilidades técnicas (relativas a programação de computadores) e sociais (relativas à organização dos eventos). Neste projeto teremos uma estudante de graduação da UTFPR que auxiliará a realizar os diferentes eventos de treinamento de programação, aprendendo diversas habilidades técnicas (relativas a programação de computadores) e sociais (relativas à organização dos eventos).
  
-Métodos e procedimentos: +**Métodos e procedimentos:** 
  Planejamento de realização das atividades. Nesta fase selecionaremos os tipos de eventos que pretendemos realizar para treinar programação de computadores. O coordenador do projeto tem experiência com a organização de Coding Dojos, Coderetreats e Datathons (um tipo de Hackathon) e já participou como professor responsável da Olimpíada Brasileira de Informática e da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.  Planejamento de realização das atividades. Nesta fase selecionaremos os tipos de eventos que pretendemos realizar para treinar programação de computadores. O coordenador do projeto tem experiência com a organização de Coding Dojos, Coderetreats e Datathons (um tipo de Hackathon) e já participou como professor responsável da Olimpíada Brasileira de Informática e da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.
  
Line 53: Line 50:
 Finalização do Projeto com Elaboração de Relatório. Após cada atividade, a equipe preparará um relatório descrevendo como foi o evento, seus pontos positivos e negativos, obtendo feedback dos participantes. A divulgação dos relatórios será feita na página e nas redes sociais do programa "Emíli@s - Armação em Bits". Finalização do Projeto com Elaboração de Relatório. Após cada atividade, a equipe preparará um relatório descrevendo como foi o evento, seus pontos positivos e negativos, obtendo feedback dos participantes. A divulgação dos relatórios será feita na página e nas redes sociais do programa "Emíli@s - Armação em Bits".
  
-Gera produto(s)?  
-Não 
  
-Resultados e/ou produtos esperados:  +**Resultados e/ou produtos esperados:  
- O resultado esperado principal será o aprendizado dos participantes nas atividades de treinamento de programação. Eventualmente, para aqueles participantes que desejarem participar de competições (como Hackathons, Datathons, Maratonas de Programação e outras), os resultados podem ser premiações nestas competições.+** O resultado esperado principal será o aprendizado dos participantes nas atividades de treinamento de programação. Eventualmente, para aqueles participantes que desejarem participar de competições (como Hackathons, Datathons, Maratonas de Programação e outras), os resultados podem ser premiações nestas competições.
  
-Referências bibliográficas:  +**Referências bibliográficas: ** BIM, S. A. et al. "Divulgar para Atrair, Motivar para Manter." 10º WIT-Women in Information Technology. p. 2665-2669, 2016.
- BIM, S. A. et al. "Divulgar para Atrair, Motivar para Manter." 10º WIT-Women in Information Technology. p. 2665-2669, 2016.+
2019/detalhes_do_projeto_emilias_programando.1566502033.txt.gz · Last modified: 2020/11/19 11:42 (external edit)