Detalhes do projeto Emílias Podcast
Coordenador da atividade: ADOLFO GUSTAVO SERRA SECA NETO
Modalidade da atividade: Projeto de Extensão
Período de execução:
Início: 01, julho 2019
Fim: 30, junho 2020
Objetivo geral da atividade: Treinar alunas de graduação e pós-graduação da UTFPR, além de mulheres da comunidade externa, em programação de computadores, de modo que possam participar de eventos colaborativos (Coding Dojos, Coderetreats) e competitivos (Maratona de Programação, Hackathons, Game Jams) que envolvam programação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS: Igualdade de Gênero
Cronograma:
- Planejamento da gravação dos episódios do podcast 01/07/2019 30/04/2020
- Gravação dos episódios do podcast 16/08/2019 a 31/05/2020
- Publicação e divulgação dos episódios do podcast a 30/08/2019
Descrição detalhada
Introdução: Um podcast é uma série de áudios gravados digitalmente e que são armazenados na Internet de forma que possam ser escutados por qualquer pessoa em celulares ou computadores. A literatura sobre o uso de podcasts na educação é vasta (Nielsen et al, 2018) e a mídia podcast tem crescido no Brasil (PODPESQUISA, 2018).
Conforme lemos em (Bim et al, 2016), há uma “crescente masculinização da área de Computação ” e isto “é uma preocupação mundial”. O nosso objetivo com este projeto é divulgar depoimentos de mulheres que atuam na área de Computação para (i) atrair estudantes do ensino médio para a área de Computação e (ii) motivar as atuais alunas de cursos superiores da área da Computação a permanecer e progredir na área.
Neste projeto iremos criar um podcast, com a gravação de 10 episódios contendo entrevistas com mulheres da área de Computação.
Objetivos específicos:
- Divulgar depoimentos de professoras e pesquisadoras da Computação
- Divulgar depoimentos de profissionais não-acadêmicas da Computação
Justificativa: Este projeto é relevante pois, através da atração e motivação de mulheres para a Computação pode permitir a redução da desigualdade de gênero observada na área. Esta desigualdade se reflete tanto no ingresso em cursos universitários (na UTFPR menos de 20% das ingressantes nos cursos de Computação da UTFPR Curitiba são mulheres) quanto no ingresso em vagas no mercado de trabalho.
O conhecimento compartilhado através deste projeto, isto é, o conteúdo das entrevistas, poderá ser utilizado de várias formas pela comunidade, seja para atrair pessoas para a área da Computação, seja para motivar as pessoas a continuarem na área.
Neste projeto teremos uma estudante de graduação da UTFPR que, ao participar do podcast, aprenderá diversas habilidades técnicas (relativas à gravação e à publicação do podcast) e sociais (relativas à comunicação com as entrevistadas) .
Métodos e procedimentos: Planejamento da gravação dos episódios do podcast. Nesta fase selecionaremos as entrevistadas, entraremos em contato, escolheremos as perguntas e agendaremos a gravação das entrevistas.
Gravação dos episódios do podcast. Pretendemos utilizar a sala de videoconferência do Câmpus Curitiba para gravar as entrevistas com as profissionais da área de Computação presencialmente ou à distância.
Publicação e divulgação dos episódios do podcast. Os episódios passarão por uma edição simples que será feita pela equipe do projeto. Pretendemos disponibilizar os áudios dos episódios no servidor do DAINF-CT, em plataformas de podcast (por exemplo, Spotify, SoundCloud). A divulgação será feita na página e nas redes sociais do programa “Emílias - Armação em Bits”.
Resultados e/ou produtos esperados: Produto: os áudios gravados serão disponibilizados de forma aberta num feed de podcast, de forma que possa ser baixado ou transmitido em qualquer software agregador de podcasts.
Referências bibliográficas:
- BIM, S. A. et al. “Divulgar para Atrair, Motivar para Manter.” 10º WIT-Women in Information Technology. p. 2665-2669, 2016.
- NIELSEN, S.N.;, ANDERSEN, R. H. ; DAU, S. “Podcast as a Learning Media in Higher Education.” ECEL 2018 17th European Conference on e-Learning, p. 424. 2018.
- ABPOD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS. PodPesquisa 2018. Disponível em: <https://leolop.es/podpesquisa2018_resultado>. Acesso em: 4 abr. 2019.