Documentos Disponíveis

Listas de Exercícios Algoritmos

  • Material Prog em C ANSY
  •  

    Fatores de Sucesso

    Sempre mantenha seu material do curso em ordem e seu estudo em dia. O conhecimento poderá ser adquirido de forma natural dependendo da participação nas aulas e principalmente na solução dos  exercícios recomendados. Cumprir com as obrigações de prazo e qualidade dos trabalhos faz parte do processo de aprendizado. Nunca esqueça "Aprender fazendo".

    A sinergia que é conseguida atravéss dos trabalhos em equipe é um fator muito crítico de sucesso e contribui e muito para o aprendizado de forma expressiva e positiva. Historicamente a sinergia é o principal fator de sucesso e contribui para um bom relacionamento com os colegas. Determinação em querer aprender é também outro fator crítico de sucesso não só para a disciplina bem como para o seu curso.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Introdução

    Esse site foi desenvolvido para atender uma demanda das atividades da disciplina de Computação tais como:  divulgação de conteudo , material de apoio, listas de exercícios, com acesso livre por parte de alunos.

    Disciplina

    Durante muitos anos comenta-se sobre o ensino de programacao nas universidades e em sua maioria dos casos apenas observa-se a "enfase" somente na linguagem de programação. O curso de Computação I para os cursos de Engenharia da UTFPr, desde de sua criacao, foram concebidos com objetivo de desenvolver e estimular raciocinio lógico, bem como apresentar técnicas basicas de programação, ficando a implementação em uma linguagem de alto nivel como uma tarefa secundária. Para os cursos de Engenharia da UTFPr foi indicado o uso da linguagem C ANSI, devido a sua portabilidade e aplicações.

    Material

    O material de apoio disponível para Download visa apenas complementar o conteúdo da disciplina.

    Visual Algoritmo Portable incluindo Documentacao Esse programa permite que os algoritmos escritos em "portugol" possam ser analisados e executado. Excelente apoio para iniciantes no aprendizado de algoritmo. Durante o meu curso essa ferramenta não poderá ser utilizada durante as aulas de forma efetiva, pelo simples motivo de que gera dependencia na criação de algoritmos, fazendo que as construções de soluções sejam feitas pelo método repetitivo  da tentativa e erro. Minha recomendação é o seu fora do periodo de aula como uma ferramenta de apoio na falta do contato com algum colega , monitor e/ou professor. Julgo interessante mas não fundamental o seu uso para validar algumas soluções de alguns algoritmos.

    Sobre o professor  Etéocles

    Comecei minha carreira no antigo CEFET, em 1980, no Departamento de Matemática, como professor auxiliar de ensino, naquela época eu ministrava aulas de Linguagem de Programação e de Estatística.  Minha formação universitária é de Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Paraná e cursei o Mestrado em Engenharia da Produção (Pesquisa Operacional) na COPPE-UFRJ, nos fins dos anos 70.

    Trabalhei no departamento de Matemática por alguns anos e quando surgiu uma necessidade da criação de um departamento de informática participei de sua criação e passei a compor a quadro do Departamento de Informática e isso a mais de 34 anos. Atualmente possuo o cargo de Professor Adjunto e divido meu tempo no ensino de Computação (lógica e Programação) para Eng. Mecânica e Modelagem e avaliação de sistemas para o BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação).

    Durante mais de 30 anos, exerci uma atividade paralela, atuando na área de informática IT  (desde do antigo Bamerindus e por último no HSBC Bank). Em novembro de 2014 após 35 anos de trabalho aceitei a oportunidade de uma aposentadoria da área privada. Na área de IT sempre trabalhei em atividades relacionada nas áreas de Capacity Planning e Performance, sendo o último cargo técnico (Technical Specialist), realizei inúmeros de trabalhos de modelagem e avaliação de sistemas, inúmeras ferramentas de apoio foram criada para esse tipo de atividade. Exerci enquanto HSBC , inúmeras atividades  para alguns países das américas na área de Capacity Planning e Performance tais como : Brasil,  Argentina  , USA  e  México.

    Apesar de não ter um currículo acadêmico e titulação, minha vida profissional fora da universidade  com: inúmeros cursos, treinamentos e experiência na área de TI, traz uma bagagem com muito conhecimento para a Universidade, principalmente pelas atividades técnicas com uso de metodologias e sua aplicação de forma profissional.

    Atualmente estou dedicado para as atividades da Universidade, onde considero um objetivo de vida poder ter a atividade de ensino como única e gratificante atividade atual.

    Como atividade adicional participo de um grupo de profissionais (de forma voluntária) da área de Capacity Planning and Performance (CMG Brasil), onde o objetivo principal é compartilhar metodologias e ideias visando otimizar processos e realizar um planejamento de capacidade dos inúmeros recursos computacionais existente. O Computer Measument Group teve início nos anos 70 e no Brasil já estamos a 10 anos com um evento nacional anual (o último foi em 13/05/2015).

    No CMG Brasil tenho o cargo de coordenador da região Sul, onde já realizamos eventos regionais e normalmente em Novembro. Realizamos nosso evento regional com parceria de empresas que patrocinam e com o apoio da UTFPr. Esse ano estaremos realizando o 6º encontro técnico. Minha  participação é efetiva nos eventos nacionais e regionais, com alguns trabalhos publicados e na organização de eventos do CMG.

    Por último quero deixar uma informação que me é muito pessoal : "Tenho uma verdadeira paixão por tudo que eu faço".

    Email

    Sempre que for necessário o canal de comunicação com o professor e a disciplina de Computacao

    esc_s43@dainf.ct.utfpr.edu.br           Turma  S43

     

    Departamento : eteocles@dainf.ct.utfpr.edu.br                  

    Institucional   : eteocles@utfpr.edu.br