TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO

 

Esta página disponibiliza materiais e slides sobre a disciplina de TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (versão contemporânea da disciplina então chamada de Fundamentos de Programação 2).

 

 

Planos de Ensino e de Aulas:

 

O plano de ensino e de aulas se encontra do Sistema Acadêmico.

 

 

Slides de Técnicas de Programação / Fundamentos de Programação 2

 

Obs,: Cada nome de slides é composto primeiramente pela disciplina a que pertence (Fundamentos2), seguido de seu nome propriamente dito no formato SlidesXN [1] e, por fim, da data de sua última atualização.

 

Para obter os slides de uma parte da Disciplina, clique sobre o item desejado:

 

 Conceitos Fundamentais de Linguagem C++.

(Do Grupos de Slides 01 ao Grupos de Slides 08)

 

 Introdução à Engenharia de Software e a UML (diagrama de classes) – conexões entre o modelagem (via análise/projeto) e a implementação.

(Grupo de Slides 09 & apostila opcional de suporte

 

 Conceitos Avançados em Linguagem C++ (como polimorfismo), STL (Standard Template Library) e detalhes da UML (no tocante a diagrama de classes).

(Do Grupos de Slides 10 ao Grupos de Slides 16)

 

 Programação Visual.

(Grupos de Slides 17, partes A, B, C e D)

 

 Threads em C/C++ utilizando Pthreads - Posix.

  (Grupos de Slides 18, sobre Threads em Posix)

 

 Threads em C/C++ utilizando Windows.

 (Grupos de Slides sobre Threads em Windows)

 

 API C++ – Exemplo para TCP/IP.

 (Grupo de Slides sobre C++ com TCP/IP & Threads)

 

Introdução à Padrões de Software – Exemplos em UML e C++.

(Grupos de Slides sobre Padrões, particularmente Padrões de Projeto)

 

 

 

E X E M P L O S   D E   P R O V A

 

Para obter exemplos de provas e algumas soluções delas, clique em:

 

Exemplos de Provas (recentes e anteriores)

 

 

 

INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO E MATERIAS SOBRE BIBLIOTECA GRÁFICA

  

 Instruções para compor o trabalho e também materiais sobre biblioteca gráfica.

 

 

E X E M P L O S   D E   E X A M E

 

Para obter exemplos de exames e algumas soluções delas, clique em:

 

Exemplos de Exames

 

                                                

 

CODE STANDARD - ISO

 

Para apreender como programar em C++ respeitando norma ISO, visite:

 

- http://www.codingstandard.com/HICPPCM/index.html

 

 

TUTORIAS C++

 

Para conhecer mais detalhes do C++, visite:

 

- http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/

 

- http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=11

 

- http://www.research.att.com/~bs/C++.html

 

- http://thenewboston.org/list.php?cat=16

 

 

ALÉM DE STL (Standard Template Libray), há outro esforço de padronização:

 

- http://www.boost.org/

 

PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

 

- http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-paradigm#Multi-paradigm_programming_language 

27/10/2011

 



[1] O X pode ser A (de algoritmo), C (de linguagem C) ou C++ (de linguagem C++), enquanto o N é o número do slide.