TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO

 

Esta página disponibiliza materiais e slides sobre a disciplina de TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (versão contemporânea da disciplina então chamada de Fundamentos de Programação 2).

 

 

 

 

INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO

 

Instruções sobre como escrever  o ‘artigo-relatório’ relativo ao trabalho da disciplina:

  

 Instruções para compor o trabalho (.doc).

 

 Instruções para compor o trabalho (.pdf).

 

 Diagrama de Classe de Bases (em StarUML).

 

 Diagrama de Classe de Bases (em .jpg).

 

 

 

 

EXEMPLOS USANDO SFML

 

Esta tem sido a biblioteca preferida pelos estudantes.

 

  Material - Exemplos de Projeto SFML para Codeblocks:

 

- Um exemplo

- Instruções

 

  Material - Tutorial SFML (do então monitor Gunar Kroeger, em 2014):

 

https://sites.google.com/site/gunarkroeger/monitoria

 

 

  Vídeo - Instalando e usando SFML no Visual Studio (do então monitor Felipe Alvez Barboza, em 2020)

 

 https://www.youtube.com/playlist?list=PLx2JVEc1r7lAql79XtpyYTNi5GXB52CdQ

 

  Vídeo - Passo a passo de Projeto SFML para o desenvolvimento de jogo (do então monitor Lucas Eduardo Bonâncio Skora, em 2020)

 

Playlist:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLEocljrPO56FubPS34N0MXxuMT73f2xEY

 

Link de sua página:

https://betascript.dev

 

Vídeos acimas do Skora editados

 

- Exemplo 1

 

- Exemplo 2

 

- Exemplo 3 – Parte 1

 

- Exemplo 3 – Parte 2

 

- Exemplo 4

 

- Exemplo 5

 

- Exemplo 6 – Parte 1

 

- Exemplo 6 – Parte 2

 

- Exemplo 6 – Parte 3

 

- Exemplo 7

 

- Exemplo 8 – Parte 1

 

- Exemplo 8 – Parte 2

 

- Exemplo 9 – Parte 1

 

- Exemplo 9 – Parte 2

 

 

 

  Vídeo - Git, Github e SFML (do então monitor Matheus Augusto Burda, em 2021)

 

Playlist:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSPev71NbUEBIQlT2QCd-gN6l_mNVw1cJ

 

Canal:

https://www.youtube.com/channel/UCrNDrGwDXmBErjp0BGqqOUw

 

 

  Vídeo - Aprendendo SFML (do então monitor Giovane Limas Salvi, em  2º Sem 2022)

 

Playlist:

https://www.youtube.com/watch?v=gfGE5KY1OQU&feature=share&utm_source=EJGixIgBCJiu2KjB4oSJEQ

 

Canal:

https://www.youtube.com/channel/UCUa8BOx2F3hlxgPcpZmnBnQ

 

 

 

EXEMPLOS DE COMO INICIAR JOGO EM C++ OO USANDO ALLEGRO

 

Esta foi (mas não mais) a biblioteca preferida pelos estudantes.

 

  Introdução a Allegro e Exemplos Procedimentais:

 

- http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~jeansimao/Fundamentos1/Fundamentos1.htm

 

- http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~jeansimao/Fundamentos1/LinguagemC/Fundamentos1-SlidesC23-2008-10-09.pdf

 

 Exemplos OO usando Allegro - Estes exemplos trazem implementações exemplos de um jogo sendo cada exemplo uma evolução do precedente.

 

- Primeiro Exemplo

- Notas Primeiro Exemplo

 

- Segundo Exemplo

- Notas Segundo Exemplo

 

- Terceiro Exemplo

- Notas Terceiro Exemplo

 

- Quarto Exemplo

- Notas Quarto Exemplo

 

- Quinto Exemplo

- Notas Quinto Exemplo

 

- Sexto Exemplo (03/02/2013)

- Notas Sexta Exemplo

 

            - Sétimo Exemplo (15/03/2013)

- Notas Sétimo Exemplo

 

- Uma Diagrama de Classes para o Sétimo Exemplo