Table of Contents
Regras das atividades de laboratório IF68E
Regras gerais
- Leia atentamente a descrição de cada atividades antes de realizá-la!
- Para ser válido, o código deve compilar e executar com sucesso; códigos que não compilarem, não executarem até o fim, travarem, encerrarem com erros de sistema (segmentation fault, bus error, no more memory, etc) ou tiverem comportamento instável terão nota zero.
- O material a ser entregue ao professor para cada atividade consiste dos arquivos referentes às implementações solicitadas e um relatório, quando for explicitamente solicitado.
- Cada atividade deve ser entregue através do Moodle, até as 23:55 do dia previsto para sua entrega.
- Trabalhos podem ser entregues com atraso de até 1 mês (limitado a penúltima semana do semestre); neste caso, terão sua nota multiplicada por 0,5.
- Todos os membros de cada grupo devem estar presentes à defesa, para possibilitar a avaliação de cada contribuição individual.
- Os trabalhos só serão considerados entregues se forem defendidos pessoalmente.
- Trabalho somente entregue no Moodle não serão considerados sem a defesa.
- A data considerada do trabalho é a maior entre a defesa e a entrega.
Relatórios
Algumas atividades de laboratório exigem a elaboração de um relatório, que deve seguir as seguintes regras:
- O relatório deve ser entregue junto com os demais arquivos da atividade. Projetos sem relatório ou relatórios sem projeto serão descartados (nota zero).
- O relatório não deve ser uma simples cópia de código, mas uma descrição da atividade realizada, contendo:
- uma descrição sucinta do problema resolvido
- o pseudo-código resumido do que foi implementado no projeto (não inclua o código-fonte dentro do relatório!)
- saídas geradas pelos programas (abreviadas, se necessário)
- diagramas de tempo das execuções (abreviados, se necessário)
- respostas às perguntas formuladas no projeto, quando houverem
- O relatório deve estar em formato PDF com:
- Titulo (Fonte 18, negrito)
- Nome dos autores
- Curso
- Data
- Introdução
- Conclusão
- Seção (Fonte 14, negrito)
- Sub-Seção (Fonte 12, negrito)
- Texto (Fonte 12)
- Paginação:
- página A4,
- fonte Times,
- espaçamento simples,
- margens 2,5cm laterais e
- 3cm topo e base.
- Explique todas as figuras.
- Referências
- (só cite referências se forem realmente necessárias para a compreensão de seu trabalho)
- título, autor(es), data, introdução, conclusão, e referências devem estar presentes em todos os trabalhos acadêmicos!
- O relatório deve ter no máximo 5 páginas, não incluir espaços em branco desnecessário.
Não siga as Normas da ABNT, mas o padrão indicado acima.
Conduta
Plágio: por definição, plágio é “copiar idéias ou conteúdo de um livro ou trabalho de outra pessoa e usá-las em seu próprio trabalho, fazendo-se passar pelo autor legítimo das mesmas, ou seja, sem indicar claramente sua origem”. Portanto, plagiar é roubar! Ao plagiar um trabalho, você se torna alguém menos confiável aos olhos de seus colegas e professores, além de perder a oportunidade de estudar e aprender o assunto do trabalho.
Plágios não serão tolerados nesta disciplina.
- Caso seja detectado plágio entre trabalhos do mesmo semestre, mesmo que parcial, a nota do trabalho será dividida entre eles.
- No caso de plágio de trabalhos de turmas anteriores ou de outras fontes, a nota será zero.
Tradução automática: é aceitável o uso de tradutores automáticos como ferramentas para auxiliar a compreensão de um texto em inglês. Mas não será aceito usar tradutores automáticos para produzir textos fornecidos ao professor. Trabalhos nos quais houver evidência de tradução automática terão nota zero.