User Tools

Site Tools


cursos:if68e:regras

Regras das atividades de laboratório IF68E

Regras gerais

  • Leia atentamente a descrição de cada atividades antes de realizá-la!
  • Para ser válido, o código deve compilar e executar com sucesso; códigos que não compilarem, não executarem até o fim, travarem, encerrarem com erros de sistema (segmentation fault, bus error, no more memory, etc) ou tiverem comportamento instável terão nota zero.
  • O material a ser entregue ao professor para cada atividade consiste dos arquivos referentes às implementações solicitadas e um relatório, quando for explicitamente solicitado.
  • Cada atividade deve ser entregue através do Moodle, até as 23:55 do dia previsto para sua entrega.
  • Trabalhos podem ser entregues com atraso de até 1 mês (limitado a penúltima semana do semestre); neste caso, terão sua nota multiplicada por 0,5.
  • Todos os membros de cada grupo devem estar presentes à defesa, para possibilitar a avaliação de cada contribuição individual.
  • Os trabalhos só serão considerados entregues se forem defendidos pessoalmente.
    • Trabalho somente entregue no Moodle não serão considerados sem a defesa.
    • A data considerada do trabalho é a maior entre a defesa e a entrega.

Relatórios

Algumas atividades de laboratório exigem a elaboração de um relatório, que deve seguir as seguintes regras:

  • O relatório deve ser entregue junto com os demais arquivos da atividade. Projetos sem relatório ou relatórios sem projeto serão descartados (nota zero).
  • O relatório não deve ser uma simples cópia de código, mas uma descrição da atividade realizada, contendo:
  • uma descrição sucinta do problema resolvido
  • o pseudo-código resumido do que foi implementado no projeto (não inclua o código-fonte dentro do relatório!)
  • saídas geradas pelos programas (abreviadas, se necessário)
  • diagramas de tempo das execuções (abreviados, se necessário)
  • respostas às perguntas formuladas no projeto, quando houverem
  • O relatório deve estar em formato PDF com:
    • Titulo (Fonte 18, negrito)
    • Nome dos autores
    • Curso
    • Data
    • Introdução
    • Conclusão
    • Seção (Fonte 14, negrito)
    • Sub-Seção (Fonte 12, negrito)
    • Texto (Fonte 12)
    • Paginação:
      • página A4,
      • fonte Times,
      • espaçamento simples,
      • margens 2,5cm laterais e
      • 3cm topo e base.
    • Explique todas as figuras.
    • Referências
      • (só cite referências se forem realmente necessárias para a compreensão de seu trabalho)
  • título, autor(es), data, introdução, conclusão, e referências devem estar presentes em todos os trabalhos acadêmicos!
  • O relatório deve ter no máximo 5 páginas, não incluir espaços em branco desnecessário.

Não siga as Normas da ABNT, mas o padrão indicado acima.

Conduta

Plágio: por definição, plágio é “copiar idéias ou conteúdo de um livro ou trabalho de outra pessoa e usá-las em seu próprio trabalho, fazendo-se passar pelo autor legítimo das mesmas, ou seja, sem indicar claramente sua origem”. Portanto, plagiar é roubar! Ao plagiar um trabalho, você se torna alguém menos confiável aos olhos de seus colegas e professores, além de perder a oportunidade de estudar e aprender o assunto do trabalho.

Plágios não serão tolerados nesta disciplina.

  • Caso seja detectado plágio entre trabalhos do mesmo semestre, mesmo que parcial, a nota do trabalho será dividida entre eles.
  • No caso de plágio de trabalhos de turmas anteriores ou de outras fontes, a nota será zero.

Tradução automática: é aceitável o uso de tradutores automáticos como ferramentas para auxiliar a compreensão de um texto em inglês. Mas não será aceito usar tradutores automáticos para produzir textos fornecidos ao professor. Trabalhos nos quais houver evidência de tradução automática terão nota zero.

cursos/if68e/regras.txt · Last modified: 2016/02/26 19:48 by fonseca