cursos:masterns
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Simulação e Análise de Desempenho de Redes de Computadores - Plano de aula 2016/3
- As atividades indicadas com serão avaliadas;
- Os arquivos deverão ser entregues através do Moodle, nas datas indicadas (até às 23:55).
- Leia com atenção as Regras das atividades de laboratório.
Aula 1: 23/09
- Apresentação da ementa da disciplina.
- Apresentação do Simulador.
- Primeiras simulações no NS-3.
Aula 2: 30/09
Objetivo
- Verificar o comportamento do mecanismo do TCP
- Verificar que a taxa maxima de transmissão é dependente do gargalo entre a origem e destino.
- Verificar que não existe controle da taxa pelo usuário, mas sim esta é feita pela janela do TCP.
- Verificar que o fluxo de dados é divido entre os usuários de forma distribuída, através da janela do TCP.
Atividade
- lustração da topologia da rede:
// // Wifi 10.1.3.0 // AP // // * * * * // | | | | 10.1.1.0 // n5 n6 n7 n0 -------------- n1 n2 n3 n4 // point-to-point | | | | // ================ // LAN 10.1.2.0 // link P2P 5Mbps - link CSMA 100Mbps
- Deve incluir uma aplicação para fazer o teste da janela de congestionamento no n5, n0e n1. O n4 é receptor de todos os anteriores (Servidor).
- A simulação deverá ser com os nós:
- n5 (1 a 40 segundos)
- n0 (10 a 40 segundos)
- n1 (20 a 30 segundos)
- Cada aplicaçãos deve tentar se comunicar na capacidade máxima da rede constantemente.
- Deve ser gerado um Gráfico (sugerido GNUPLOT) com:
- A janela de congestionamento versus tempo.
- Os bytes enviados versus tempo.
- A taxa de transmissão versus tempo.
- Cada nó tem que ser representado pela sua curva no gráfico.
- O gráfico deve ser entregue até a próxima aula, com uma explicação do comportamento apresentado.
- A explicação deve conter cada uma das fases 1-10, 10-20, 20-30 e 30 a 40 segundos.
Aula 3: 07/10
Objetivo
- Verificar o funcionamento do CSMA-CA.
- Como funciona o compartilhamento dos recursos com relação ao número de usuários
Atividade
- usar a topologia anterior
- intalar as aplicações somente no nós n5, n6, n7 podendo expandir até nN.
- N é configuravel via parametro.
- Cada aplicaçãos deve tentar se comunicar na capacidade máxima da rede constantemente.
- A simulação deverá ser com os nós:
- n5 (1 a 50 segundos)
- n6 (10 a 40 segundos)
- n7 (20 a 30 segundos)
- Deve ser gerado um Gráfico (sugerido GNUPLOT) com:
- A janela de congestionamento versus tempo.
- Os bytes enviados versus tempo, de algumas maquinas, e o total (somatória de todas as maquinas).
- O gráfico (Junto com o código) deve ser entregue até a próxima aula, com uma explicação do comportamento apresentado.
- A explicação deve conter cada uma das fases 1-10, 10-20, 20-30 , 30 a 40 segundos etc…
Aula 4: 14/10
Objetivo
- Verificar o funcionamento do CSMA-CA.
- Como funciona o compartilhamento dos recursos com relação ao número de usuários e ao tempo de espera entre frames - DIF
- Distributed Inter Frame Spacing (DIFS) – espaço entre quadros DCF (Função de Coordenação Distribuída).
- o maior tempo de espera (menor prioridade);
- usado para monitorar o meio, aguardando no mínimo um intervalo antes de transmitir os dados.
- Priority Inter Frame Space (PIFS) – espaço entre quadros PCF (Função de Coordenação Pontual).
- tempo de espera entre o DIFS e o SIFS (prioridade média)
- usado para monitorar o meio, aguardando no mínimo um intervalo antes de transmitir os dados, mas menor que novos dados. só precisa esperar um tempo PIFS para acessar o meio.
- Short Inter Frame Space (SIFS) – (maior prioridade).
- usado para transmissão de quadros carregando respostas curtas, que continuam na mesma comunicação, Ex. ACK.
Atividade
- Procurar onde as variavel DIFS e SIFS são definidas no NS3, e variar as duas encontrando melhores valores para a mesma,
- fazer um relatório mostrando quais foram os melhores valores encontrados, quais são as vantagens e desvantagens de alterar este valor e o que acontece se somente algumas máquinas tiverem os novos valores propostos no mesmo cenário.
- usar a topologia anterior
- intalar as aplicações somente no nós n5, n6, n7 podendo expandir até nN.
- N é configuravel via parametro.
- O Receptor deve estar no AP.
- Cada aplicaçãos deve tentar se comunicar na capacidade máxima da rede constantemente.
- A simulação deverá ser com os nós:
- n5 (1 a 90 segundos)
- n6 (10 a 80 segundos)
- n7 (20 a 70 segundos)
- n8 (30 a 60 segundos)
- n9 (40 a 50 segundos)
- A simulação deverá ser feita para os cenarios
- exclusivamente de dados (pacotes de 1.400 B)
- exclusivamente VoIP (pacotes de 60 B)
- Faça simulação com 10, 20 e 50 nós
- com os valores padrões e o melhor valor encontrado.
- Deve ser gerado um Gráfico (sugerido GNUPLOT) com:
- Os bytes enviados versus tempo, de algumas maquinas escolhidas e da somatoria de todas.
- O numero de contenções ocorridas no tempo, de algumas maquinas escolhidas e da somatoria de todas.
- Cada nó tem que ser representado pela sua curva no gráfico.
- Somente para os 5 nós.
- O gráfico (Junto com o código) deve ser entregue até a próxima aula, com um relatório do comportamento apresentado.
Aula 5: 21/10
- Apresentar os trabalhos.
Aula 6: 28/10
- Não haverá aula.
- 30 – Servidor Público
Aula 7: 04/11
Objetivo
- Apresentação do Simulador The One.
Atividade
- Primeiras simulações no The One.
- Fazer a simulação padrão.
- Sample scenario of testing the effect of Time to Live (TTL) to Epidemic routing protocol's performance.
- The package contains also the resulting report files, so you can use this to check if you managed to install and run the ONE properly.
- Fazer uma segunda simulação com um segundo protocolo de roteamento a escolha (ainda não escolhido).
- comparar os resultados colocando em graficos.
- Entrar no WIKI do moodle e colocar dicas com as dificuldades encontradas no trabalho.
- caso o tópico já esteja lá, deve completar com informações faltantes.
- Cada aluno deve iniciar e completar o tópico com informações sobre o protocolo escolhido.
- Quando escolher o protocolo, já entre no moodle e crie o tópico, para evitar que outro aluno escolha o mesmo protocolo.
- O gráfico (Junto com o código) deve ser entregue até a aula 10, com um relatório do comportamento apresentado.
Aula 8: 11/11
Objetivo
Entender como aplicar o dimensionamento de amostras para simulações.
Atividade
- Calcular o dimensionamento necessário para ter um intervalo de confiança de 95% nos resultados apresentados em um dos trabalhos.
- Entregar os novos resultados até a próxima aula.
Aula 9: 18/11
- Atividade laboratório.
- Laboratório está reservado para a turma.
- Pegar chave.
- Não será feito chamada.
- Prof. estará em workshop fora de Curitiba.
Aula 10: 02/12 (mais 7 dias)
- Entrega dos trabalhos.
Aula 11: 09/12 (mais 7 dias)
- Apresentar os trabalhos.
- Cada aluno terá 20 min, para apresentar os resultados com conclusão dos trabalhos na matéria.
cursos/masterns.txt · Last modified: 2020/05/15 14:06 by fonseca