User Tools

Site Tools


ensino-pos:topicos_avancados_em_engenharia_de_software_2_-_oferecimento_2017

Tópicos Avançados em Engenharia de Software 2 - Oferecimento 2017

Alunos

  1. Adiel Felipe Fernandes Dos Santos
  2. Erik Guimaraes Da Silva
  3. Helio Henrique Lopes Costa Monte Alto (Stricto Externo Ct)
  4. Jean Avila Rangel
  5. Marcelo Mendes Da Silva
  6. Mauricio Rolim Carneiro
  7. Myrian Raquel Noguera Salinas
  8. Paulo Cezar De Oliveira
  9. Wandrey Alves Rangao

Tutoriais CBSOFT 2017

  • Data: Quarta-feira, 8 de novembro de 2017
  • Local: Sala B-204, Bloco B, Campus Centro da UTFPR Curitiba.
  • Os tutoriais abaixo foram ministrados por professores da UTFPR no CBSOFT 2017 em Fortaleza e serão ministrados novamente na UTFPR Curitiba.

Inscrições de participantes externos confirmadas

Tutorial "Revisões Sistemáticas na Engenharia de Software"

  1. Gislaine Nalepa
  2. Cláudio Felisbino
  3. Kelly Rafaela Otemaier
  4. Carlos Eduardo Ribeiro
  5. Gabriel Peschi

Tutorial "Modelos de predição aplicados à Engenharia de Software"

  1. Gislaine Nalepa
  2. Carlos Eduardo Ribeiro
  3. Kelly Christine Landolfi Bettio
  4. Rafaela Mantovani Fontana

Resumos dos Tutoriais

Revisões Sistemáticas na Engenharia de Software – Lições aprendidas sobre sua condução e atualização

  • Tutorialista: Katia Romero Felizardo (UTFPR/CP)
  • Data - Horário: 08/11/2017: 09h-12h00. Local: B-204.
  • Resumo: Revisões Sistemáticas (RSs) têm sido largamente conduzidas nos últimos anos na área de Engenharia de Software (ES), trazendo consideráveis benefícios para os avanços das pesquisas e práticas nessa área. Muitas RSs têm sido publicadas; contudo, a grande maioria delas não têm sido atualizadas. Por outro lado, é importante salientar que revisões precisam ser atualizadas de tempos em tempos, pois aquelas que não o são tornam-se obsoletas e podem levar os leitores a conclusões equivocadas. Além disso, os processos em si para a condução e atualização de RSs apresentam grandes dificuldades e desafios, principalmente para novatos na área de RSs e que têm sido a maioria dos principais autores dessas revisões. Dessa forma, disseminar as lições aprendidas sobre esses processos e suas atividades poderá certamente melhorar a qualidade dos resultados alcançados, bem como aumentar a produtividade durante a condução e atualização das revisões. Além disso, observa-se que muitas trabalhos têm sido erroneamente publicados como RSs, embora sejam de fato Mapeamentos Sistemáticos (MSs). Saber diferenciar RSs e MSs pode trazer importante contribuições para as áreas em que revisões e mapeamentos se encaixam. Este tutorial tem como principal objetivo apresentar as lições aprendidas que foram coletadas ao longo dos vários anos de pesquisas e ensino de RSs e também da experiência na condução e atualização de várias RSs na área de ES.
  • Breve CV: Katia Romero Felizardo é autora do livro “Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software:Teoria e Prática”, Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2017, ISBN: 978-85-352-8597-0, foi professora na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Fundação Faculdades Luiz Meneghel/Universidade do Norte do Paraná (FFALM – UENP) de 2004 até 2008. Ela recebeu seu doutoramento em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em 2012. Ela realizou seus estudos de pós- doutorado na mesma instituição. Atualmente, ela trabalha como professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Seus interesses de pesquisa incluem Revisão Sistemática, Engenharia de Software Experimental, Visualização de Informação e Mineração Visual de Dados. Uma lista de suas principais publicações podem ser encontradas em http://lattes.cnpq.br/3546986594133608

Modelos de predição aplicados à Engenharia de Software

  • Tutorialista: Prof. Dr. Igor Scaliante Wiese (UTFPR)
  • Data - Horário: 08/11/2017 - 13h00 - 16h00. Local: B-204.
  • Resumo: Sistemas de software desempenham um papel cada vez mais importante em nossas vidas e a complexidade desses sistemas continua a aumentar. Nesse cenário, pesquisadores têm utilizado modelos de predição para apoiar a tomada de decisão em diferentes atividades do ciclo de vida do desenvolvimento do software, como por exemplo, reduzir custos e esforço de manutenção, priorizar a realização de tarefas ou refatorações, prever mudanças conjuntas entre classes ou métodos, entre outros. Este tutorial apresenta uma visão geral do uso das técnicas de construção de modelos de predição aplicados à Engenharia de Software. Serão discutidos também aspectos importantes relacionados à aplicação desses modelos, tais como, coleta de dados, métodos de validação, uso de testes estatísticos, tipos de modelos preditivos e métodos de avaliação.
  • Breve CV: Igor Wiese é doutor em Ciência da computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão. É membro do Grupo de pesquisa de Engenharia de Software e Sistemas Colaborativos da Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa incluem o estudo de mineração de repositórios de software, software livre, aspectos humanos da engenharia de software e engenharia de software empírica. Mais detalhes sobre o tutorialista podem ser encontrados em: http://www.igorwiese.com
ensino-pos/topicos_avancados_em_engenharia_de_software_2_-_oferecimento_2017.txt · Last modified: 2020/11/19 08:42 (external edit)