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seminarios_de_acompanhamento_i_2012

<html> <h1>Bancas PPGCA 01.06.2012</h1> <h2>Ramiro (10h37)</h2> <ul> <li>Como usar o vídeo do Moschen?</li> <li>Tipos de Dojo nos slides logo no começo<ul> <li>Tipos de Dojo são relevantes? <strong>Foco</strong> apenas no <em>Randori!</em></li> </ul> </li> <li>Figura passa a ideia de que há um semáforo na sala de aula</li> <li>Apresentação do que é um Dojo é muito clara na apresentação mas não no texto</li> <li>Será que não seria melhor que os programadores praticassem de forma isolada, cada um no seu ritmo? Ou seria complementar ao Dojo? <ul> <li>Steve Wozniack ia a reuniões do Homebrew Computer Club mas desenvolveu seu computador sozinho em seu cubículo.</li> </ul> </li> <li>Tem informações nos slides que não estão no texto.</li> <li>Na apresentação falou pouco sobre o que já fez</li> <li>Bater em cachorro morto? Qualquer coisa é melhor do que o “ensino tradicional”?</li> <li>Porque pessoas deixam de participar?</li> <li>Na população de desenvolvedores em geral, quantos sabem o que é Coding Dojo? Quantos já participaram? Quantas vezes? Fazer Survey.<ul> <li>Testar com meus alunos do PPGCA</li> <li>Não perguntar se conhece (Sim-Não)!? Ninguém gosta de não saber. Usar escala de Likert.</li> </ul> </li> <li> <p>Incluir questionário como imagem?</p> </li> <li> <p>Próximos passos:</p> <ul> <li>Semana de Eletrônica</li> <li>PETs</li> <li>Alunos especiais</li> <li>Minha turma do PPGCA</li> <li>Pesquisa qualitativa? </li> <li>Fazer survey com instrutores de métodos ágeis para ver que técnicas eles usam?</li> </ul> </li> <li> <p>Laudelino:</p> <ul> <li>Figura de Dojo não está boa</li> <li>Citação dos benefícios esperados dos Dojos</li> <li>Objetivo geral está vago</li> <li>Analisar assiduidade está vago</li> <li>Deixar o método bem mais claro<ul> <li>Como foi montado o questionário? Por que escolheu determinadas perguntas?</li> </ul> </li> </ul> </li> <li> <p>Vida:</p> <ul> <li>Título: retirar palavra disseminação</li> <li>Comparar com ensino tradicional é uma comparação covarde<ul> <li>Programação é solução de problemas. Ensino tradicional não é para resolução de problemas.</li> </ul> </li> <li>Estudar: Problem based learning, Goal based learning</li> <li>Tipo de programa x linguagem - não pode ser dependente</li> </ul> </li> </ul> <h2>Vagner (9h44)</h2> <ul> <li> <p>Pedir nova versão dos slides para figura dos alunos</p> </li> <li> <p>Vai precisar instalar <strong>Metrics</strong> nos Eclipses dos Labs? Ou novo Eclipse só para a pesquisa?</p> <ul> <li>Usar a B-204?</li> </ul> </li> <li> <p>Vida (segunda vez)</p> <ul> <li><strong>Ameaça</strong>: verificar se os alunos estão realmente programando em par</li> <li><strong>Foco</strong>: ensino ou empresa?</li> <li>Porque várias hipóteses nulas e alternativas?</li> <li>Pegar o sistema mais simples</li> </ul> </li> <li> <p>Laudelino: </p> <ul> <li>Colocar resultados no resumo</li> <li>Não tem resultados explícitos - o desenho do experimento é um resultado</li> <li>Seção quaternária 3.2.2.1</li> <li>Material sobre as variáveis dependentes na revisão bibliográfica, para deixar claro como se mede isto</li> <li>Falar sobre o Plugin Metrics</li> <li>Melhorar tabela</li> <li>Deixar claro como montou o questionário</li> </ul> </li> </ul> <h2>Chiarello (8h55)</h2> <ul> <li> <p>O que é uma abordagem?</p> <ul> <li>Como você vai saber se sua abordagem funciona (funcionou)?</li> <li>Existem vários artigos com “approach” no título<ul> <li><a href=“http://ieeexplore.ieee.org/xpl/tocresult.jsp?isnumber=32074”>An approach to developing domain requirements as a core asset based on commonality and variability analysis in a product line </a></li> </ul> </li> </ul> </li> <li> <p>Tem exemplo de Especificação BPMN completa </p> <ul> <li>A própria pesquisa</li> </ul> </li> <li> <p>Laudelino: </p> <ul> <li>Colocar resultados no resumo</li> <li>BPM não suporta requisitos não-funcionais</li> <li>Explicar porque formulou as perguntas</li> </ul> </li> </ul> <hr /> <p>Adolfo Neto</p>

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seminarios_de_acompanhamento_i_2012.txt · Last modified: 2020/11/19 11:42 by 127.0.0.1