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seminarios_de_acompanhamento_i_2012

Bancas PPGCA 01.06.2012

Ramiro (10h37)

  • Como usar o vídeo do Moschen?
  • Tipos de Dojo nos slides logo no começo
    • Tipos de Dojo são relevantes? Foco apenas no Randori!
  • Figura passa a ideia de que há um semáforo na sala de aula
  • Apresentação do que é um Dojo é muito clara na apresentação mas não no texto
  • Será que não seria melhor que os programadores praticassem de forma isolada, cada um no seu ritmo? Ou seria complementar ao Dojo?
    • Steve Wozniack ia a reuniões do Homebrew Computer Club mas desenvolveu seu computador sozinho em seu cubículo.
  • Tem informações nos slides que não estão no texto.
  • Na apresentação falou pouco sobre o que já fez
  • Bater em cachorro morto? Qualquer coisa é melhor do que o "ensino tradicional"?
  • Porque pessoas deixam de participar?
  • Na população de desenvolvedores em geral, quantos sabem o que é Coding Dojo? Quantos já participaram? Quantas vezes? Fazer Survey.
    • Testar com meus alunos do PPGCA
    • Não perguntar se conhece (Sim-Não)!? Ninguém gosta de não saber. Usar escala de Likert.
  • Incluir questionário como imagem?

  • Próximos passos:

    • Semana de Eletrônica
    • PETs
    • Alunos especiais
    • Minha turma do PPGCA
    • Pesquisa qualitativa?
    • Fazer survey com instrutores de métodos ágeis para ver que técnicas eles usam?
  • Laudelino:

    • Figura de Dojo não está boa
    • Citação dos benefícios esperados dos Dojos
    • Objetivo geral está vago
    • Analisar assiduidade está vago
    • Deixar o método bem mais claro
      • Como foi montado o questionário? Por que escolheu determinadas perguntas?
  • Vida:

    • Título: retirar palavra disseminação
    • Comparar com ensino tradicional é uma comparação covarde
      • Programação é solução de problemas. Ensino tradicional não é para resolução de problemas.
    • Estudar: Problem based learning, Goal based learning
    • Tipo de programa x linguagem - não pode ser dependente

Vagner (9h44)

  • Pedir nova versão dos slides para figura dos alunos

  • Vai precisar instalar Metrics nos Eclipses dos Labs? Ou novo Eclipse só para a pesquisa?

    • Usar a B-204?
  • Vida (segunda vez)

    • Ameaça: verificar se os alunos estão realmente programando em par
    • Foco: ensino ou empresa?
    • Porque várias hipóteses nulas e alternativas?
    • Pegar o sistema mais simples
  • Laudelino:

    • Colocar resultados no resumo
    • Não tem resultados explícitos - o desenho do experimento é um resultado
    • Seção quaternária 3.2.2.1
    • Material sobre as variáveis dependentes na revisão bibliográfica, para deixar claro como se mede isto
    • Falar sobre o Plugin Metrics
    • Melhorar tabela
    • Deixar claro como montou o questionário

Chiarello (8h55)


Adolfo Neto

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