lesc
Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais
O Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais (LESC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, campus Curitiba) atua em projetos de pesquisa e projetos tecnológicos envolvendo sistemas embarcados de tempo-real, incluindo a integração de componentes hardware e software com componentes eletromecânicos e o mundo físicos. Dentro desta temática, este proponente está envolvido em alguns projetos em execução, tais como:
- Projeto CAP 337/2014 - Plataforma Computacional para Auxiliar na Busca e Resgate de Vítimas em Situações de Desastres Naturais. Na história recente do Brasil, percebe-se que várias localidades vêm sendo atingidas por desastres naturais como, por exemplo, inundações e deslizamentos. Especialmente, os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro vêm sendo atingidos com uma frequência relativamente alta, afetando uma grande parcela da população que enfrenta dificuldades por conta da ocorrência destes eventos. A ação da defesa civil tem ajudado a amenizar os efeitos dos desastres naturais sobre a população afetada. Dentre as várias atividades desempenhadas pelas equipes da defesa civil em situações da calamidade, estão aquelas relacionadas a busca de vítimas, socorro aos feridos, e identificação e avaliação dos problemas nas regiões afetadas. Contudo, muitas vezes, a execução destas atividades envolve riscos à vida dos membros das equipes envolvidas devido aos perigos intrínsecos associados às áreas afetadas. Adicionalmente, recursos e equipamentos necessários para o cumprimento das missões podem não estar disponíveis devido ao seu alto custo, ou mesmo inexistência na cidade afetada. O principal objetivo deste projeto é fornecer uma opção tecnológica para auxiliar as atividades das equipes da defesa civil em situações de desastres naturais. Para tanto, propõe-se uma plataforma computacional composta por Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) e uma Base de Controle Móvel (BCM). Cada um destes componentes é composto por um ou mais sistemas embarcados e de tempo-real e vários tipos de sensores, como câmeras, GPS, sensores meteorológicos, entre outros. A integração destes componentes fornecerá os serviços necessários para auxiliar as equipes da defesa civil em atividades de busca e socorro de feridos, assim como a identificação e avaliação de áreas afetadas pelos desastres naturais. Dessa forma, o projeto abordará o projeto e a integração de componentes de hardware e software necessários para implementar tanto o VANT como a BCM. Será necessário estabelecer uma forma de comunicação eficiente entre o VANT e a BCM, de modo que os recursos computacionais disponíveis em ambos os dispositivos sejam utilizados em sua plenitude. Contudo, é importante destacar que o uso da plataforma computacional proposta não está limitado a este tipo de aplicação. Ela pode ser usada em outras áreas, como em agricultura de precisão, atividades de patrulhamento e monitoramento, atividades de monitoramento remoto de cabos de alta tensão ou estações e tubulação petrolíferos
- Projeto Parceria FA/Renault - Sistemas Avançados de Assistência Automotiva (ADAS), Multimídia e Conectividade. O projeto possui dois subprojetos. O primeiro tem como objetivos estudar e analisar de viabilidade para a implantação de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) baseados em radar no Brasil. Já o segundo subprojeto visa o desenvolvimento de soluções para testes de confiabilidade em sistemas de multimídia e conectividade para a indústria automotiva. Ambos os projetos estão sendo desenvolvidos no contexto de dissertações de mestrado profissional do PPGCA. O projeto em parceria com a Renault irá fornecer estudos de caso para o módulo de validação deste projeto.
- Projeto CNPq 468603/2014-0 - Sistema Autônomo de Avaliação e Verificação de Linhas de Transmissão de Alta Tensão Aéreas baseado em Drone. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de inspeção e avaliação de linhas aéreas de alta tensão baseado em um veículo voador autônomo (VANT) de pequeno porte. A avaliação das linhas de transmissão e seus componentes é uma tarefa obrigatória para a manutenção do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica, e atualmente é realizada por uma equipe em um helicóptero na maior parte dos casos onde longos trechos são inspecionados e o acesso é restrito. Com o desenvolvimento deste sistema, os custos de inspeção seriam bastante reduzidos, além da necessidade de recursos humanos e técnicos. O fato do veículo navegar de forma autônoma também irá trazer mais segurança para seus operadores e para o sistema, pois vários mecanismos de detecção de colisão e de manutenção da distância da rede elétrica terão que ser implementados, evitando que o operador tenha que contar unicamente com a sua habilidade para a navegação do equipamento. Além destes fatores, a minimização da equipe necessária para a avaliação de uma linha é outro fator determinante, pois o mesmo operador poderá repassar os parâmetros de deslocamento para o veículo e verificar através de uma imagem de câmera especializada os possíveis defeitos detectados na linha.
É importante mencionar que o LESC não está limitado a atuar apenas nas temáticas dos projetos apresentados anteriormente. Resumidamente, os temas de pesquisa abordados no âmbito do LESC são:
- sistemas embarcados de tempo-real;
- robótica (robos aéreos);
- sistemas de automação;
- engenharia guiada por modelos;
- co-projeto hardware/software;
- software básico;
- desenvolvimento de software orientado a aspectos.
Outras informações sobre os projetos do LESC podem ser obtidas no repositório do LESC no GitHub.
lesc.txt · Last modified: 17/10/2018 17:11 by Marco Aurelio Wehrmeister