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Nome  

perspective()

   
Exemplos  
// Recria a perspectiva padrão
size(100, 100, P3D);
noFill();
float fov = PI/3.0;
float cameraZ = (height/2.0) / tan(PI * fov / 360.0);
perspective(fov, float(width)/float(height),
cameraZ/10.0, cameraZ*10.0);
translate(50, 50, 0);
rotateX(-PI/6);
rotateY(PI/3);
box(45);
Descrição   Configura a perspecitva padrão ao aplicar encurtamento (n.t. foreshortening), o que faz com que objetos mais distantes aparecem menores que os mais próximos, Os parâmetros definem um volume de visualização com a forma de pirâmide truncada. Objetos próximos a câmera aparecem em seu tamanho real, enquanto que objetos mais distantes aparecem menores.  Esta projeção simula a perspectiva do mundo de mod mais acurado que a perspectiva ortográfica. Sua versão sem parâmetros configura a perspectiva padrão, e sua versão com quatro parâmetros especifica a área precisamente. Os valores padrão equivalem à perspective(PI/3.0, width/height, cameraZ/10.0, cameraZ*10.0) onde cameraZ é ((height/2.0) / tan(PI*60.0/360.0));
   
Sintaxe  
perspective()
perspective(fov, aspecto, zProx, zDist)
   
Parâmetros  
fov   float: ângulo do campo de visão  (em radianos) da direção vertical

aspecto   float: taxa entre largura e altura

zProx   float: posição z do plano de recorte mais próximo

zDist   float: posição z do plano de recorte mais distante

   
Retorno   Nenhum
   
Utilização   Web & Applicações
   
 
 






   
 
Original em inglês atualizado em: Fri Jul 15 16:35:55 PDT 2005
Tradução para o Português do Brasil: Luiz Ernesto Merkle
Atuallizada em: 30 de novembro de 2005, 9h00 (BRST)
 
 








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