FAQ
 
 
Cover  \ Exhibition  \ Learning  \ Reference  \ Download  \ Discourse   
      Linguagem \ Ambiente \ Bibliotecas \ Comparação
 
   
 
  Linguagem (API). The Processing Linguagem has been designed to facilitate the creation of sophisticated visual and conceptual structures.
Linguagem (Interface para programação de Aplicações, Application Programming Interface - API). A linguagem processing foi projetada para facilitar a criação de estruturas visuais e conceituais sofisticadas.
 
 
Opções de Visualização:


Línguas:



A documentação de referência completa inclui todos os aspectos do núcleo do software processing.

A documentação de referência resumida omite descrições e funções para desenhar em 3D, para o desenho detalhado e a manipulação de dados.  



Estrutura
ESTRUTURA

 ()  parênteses
 ,   operador vírgula
 .   operador ponto
/* */ comentário multi-linha
/** */ comentário documental
 //  comentário linha única
 ;   operador ponto e vírgula
 =  atribuição
 []  acesso a vetor
class classe
delay() atraso
draw() desenhar
extends estende
false falso
implements implementa
loop() ativar redesenho
new alocar objeto
noLoop() desativar redesenho
redraw() redesenhar
return retornar
setup() configurar
size() tamanho da tela
this this
true verdadeiro
void   sem retorno
 {}  chaves



Ambiente
AMBIENTE

cursor() configurar cursor
frameCount número de quadros
framerate taxa de troca
framerate() definir taxa de troca
height altura da tela
noCursor() esconder cursor
screen tela
width largura da tela



Data
DADOS

Primitivos
boolean booleano
byte byte
char caracter
color cor
float flutante
int inteiro
 
Compostos
Array vetor / array
Object objeto
String cadeia de caracteres
Conversão
binary()
boolean() para booleano
byte()   para byte
char() para caracter
float() para float
hex()
int() para inteiro
str() para string
unbinary() para int de string binário
unhex() para int de string  hexa
Funções String 
join() unir strings
nf() números em strings
nfc()
números em strings 
nfp() números em strings +-
nfs() números em strings
split() separar Strings
trim() ajustar string
Funções Array
append()
anexar em array
arraycopy() copiar array
concat() concatenar arrays
contract() contrair array
expand() expandir array
reverse() inverter array
shorten() encurtar array
sort() oredenar array
splice() separar string
subset() extrair string



Controle
CONTROLE

Operadores Relacionais
 !=  diferente
 >  maior
 >=  maior ou igual
 <  menor
 <=  menor ou igual
 ==  igual
 
Iteração
for() repita ... enquanto ...
while() enquanto
 
Condicionais
?:
se então senão
break break
case case
default default
else senão
if() se / condicional
switch() switch
Operadores Lógicos
  !   NÃO lógico 
 &&   E lógico 
  ||   OU lógico 
Shape
FORMA

Primitivas 2D
arc() arco
ellipse()  elipse
line() segmento de linha
point() ponto
quad()   quadrilátero
rect() retângulo
triangle() triângulo
 
Curvas
bezier() curva bezier
bezierDetail() nível de detalhe Bezier
bezierPoint() avaliar ponto em Bezier
bezierTangent() calcular tangente
curve() curva
curveDetail()
nível de detalhe
curvePoint() interpolar ponto
curveTightness() calcular tensão
Primitivas 3D
box() paralelepípedo
sphere() esfera
sphereDetail() detalhe de esfera
   
Atributos on
ellipseMode() modo elipse
noSmooth() desativar alisamento
rectMode() modo retângulo
smooth() com alisamento
strokeCap() final do traço
strokeJoin()   junção de traço
strokeWeight() espessura do traço
 
Vértice
beginShape() iniciar forma
bezierVertex() vértice bezier
curveVertex() vértice em curva
endShape() concluir forma
texture() mapear textura
textureMode() configurar mapeamento
vertex() definir vértice



Input
ENTRADA

Mouse
mouseButton botão do mouse
mouseDragged() ao arrastar  mouse
mouseMoved() ao mover mouse
mousePressed mouse pressionado
mousePressed() ao pressionar botão
mouseReleased() ao soltar  botão
mouseX posição X atual 
mouseY posição Y atual 
pmouseX posição X anterior 
pmouseY posição X anterior 
Teclado
key tecla
keyCode código da tecla
keyPressed tecla pressionada
keyPressed() ao pressionar tecla
keyReleased() ao soltar tecla
 
Hora & Data
day() dia
hour() hora
millis() tempo de sessão 
minute() minuto
month() mês
second() segundo
year() ano
 
Arquivos
loadBytes() carregar Bytes
loadStrings() carregar Strings
open() abrir arquivo ou processo
openStream()
abrir stream
Web
link() configurar link
param() extrair param
status() mostrar mensagem



Output
SAÍDA

Área de Texto da IDE
print() escrever no console
println() escrever linha
 
Imagens
save() salvar imagem
saveFrame() salvar seq. de quadros
 
Arquivos
saveBytes() salvar bytes
saveStrings() salvar strings



Transforme
TRANSFORMAÇÃO

applyMatrix() aplique matriz
modelX() retornar modelo x
modelY() retornar modelo y
modelZ() retornar modelo z
popMatrix() inserir matriz da pilha
pushMatrix() retirar matriz da pilha
resetMatrix() inicializar matriz
rotate() rotacionar
rotateX()
rotacionar em x
rotateY() rotacionar em y
rotateZ() rotacionar em z
scale() mudar escala
translate() translacionar




lights and camera
 
Luzes
ambientLight() 
configurar luz ambiente
directionalLight() configurar luz dicecional
emissive() emissividade
lightFalloff() configurar  decaimento
lightSpecular() configurar luz especular
lights() luzes
normal() configurar vetor normal
pointLight() ponto de luz
spotLight() luz spot
Câmera
beginCamera() iniciar camera
camera() câmera
endCamera() terminar câmera
frustum() definir volume
ortho() projeção ortográfica
perspective() projeção perspectiva
printCamera() imprimir câmera
printProjection() imprimir projeção


Color
COR

Cenário
background() fundo
colorMode() modelo de cor 
fill() preenchimento
noFill() sem preenchimento
noStroke() desativar  traço
stroke() ativar traço
 
Criação & Consulta
alpha() coeficeinte alfa 
blue() azul
brightness() brilho
color() cor
green() verde
hue() matiz
red() vermelho
saturation() saturação


 
Image
IMAGEM

PImage tipo PImage
 
Carregar & Visualizar
image() visualização de imagem
imageMode() modo de  visualização
loadImage() carregar imagem
noTint()   desativar tingimento
tint() ativar  tingimento
   
Pixels
blend() misturar
copy() copiar
filter() filtrar
get() consultar e extrair
loadPixels() carregar píxels
pixels[] array de pixels
set() definir pixels
updatePixels() atualizar pixels



Typography
TIPOGRAFIA

PFont tipo PFont
 
Carregar & Visuaizar
createFont() criar Fonte
loadFont() carregar Fonte
text() texto
textFont() fonte do texto
 
Atributos
textAscent() medida linha base topo
textAlign() alinhamento 
textDescent() medida linha base base
textLeading() definir espaçmento
textMode() definir modo
textSize() definir tamanho da fonte
textWidth() definir largura



Math
MATEMÁTICA

Operadores
 %  resto / módulo
 *  multiplicação
 +  adição
 ++  incremento
 +=  soma e atribuição
  -   subtração
  --   decremento
  -=   subtração e atribuição
  /   divisão
Operadores de bit
&    E de bit
<< deslocamento à esquerda
>>  deslocamento à direita
| Ou de bit
     
Cálculo
abs() valor absoluto
ceil() arredondar para cima
constrain() restrição
dist() distância
floor() arredondar para baixo
lerp() interpolar
log() logaritmo neperiano
mag() tamnho vetor
max() máximo
min() mínimo
pow() potência
round() arredondamento
sq() quadrado
sqrt() raiz quadrada
 
Trigonometria
acos() arco coseno
asin() arco seno
atan() arco tangente
atan2() arco tangente
cos() coseno
degrees() grau
radians() radiano
sin() seno
tan() tangente
   
Random
noise()
ruído de Perlin
noiseDetail() detalhe em Perlin
noiseSeed() semente para Perlin
random() valor pseudo-randômico
randomSeed() semente para randômico

 

Constantes
CONSTANTES

HALF_PI PI/2 = 1.57079...
PI PI = 3.14159...
TWO_PI 2*PI = 6.28318...
 


Sound
SOM

PSound tipo PSound
 
Carregar
loadSound() carregar som
 
 
 
Tradução e Adaptação para o Português do Brasil: Luiz Ernesto Merkle
Atuallizada em: 30 de novembro de 2005, 9h08 (BRST)
 
 
  Processing é um projeto aberto iniciado por Ben Fry e Casey Reas  
  © Info