FAQ
 
 
Cover  \ Exhibition  \ Learning  \ Reference  \ Download  \ Discourse   
      Linguagem \ Ambiente \ Bibliotecas \ Comparação
 
   
 
  Linguagem (API). The Processing Linguagem has been designed to facilitate the creation of sophisticated visual and conceptual structures.
Linguagem (Interface para programação de Aplicações, Application Programming Interface - API). A linguagem processing foi projetada para facilitar a criação de estruturas visuais e conceituais sofisticadas.
 
Opções de Visualização:


Línguas:



A documentação de referência completa inclui todos os aspectos do núcleo do software processing.

A documentação de referência resumida omite descrições e funções para desenhar em 3D, para o desenho detalhado e a manipulação de dados.


!   NÃO lógico 
!=  diferente
resto
&   E de bit
&&   E lógico
maior
>=  maior ou igual
<=  menor ou igual
()  parênteses
multiplicação
adição
++  incremento
+= soma e atribuição
,   vírgula
-   subtração
--   decremento
-=   subtração e atribuição
.   ponto
 /   divisão
/* */ comentário multi-linha
/** */ comentário documental
 //  comentário linha única
;   ponto e vírgula
<< deslocamento à esquerda
atribuição
==  igual
>>  deslocamento à direita
?:  condicional
[]  acesso a vetor
abs() valor absoluto
acos() arco coseno
alpha() coeficeinte alfa 
ambient() reflectância
ambientLight() configurar luz ambiente
append() anexar em array *
applyMatrix() aplique matriz
arc() arco
Array vetor ou array
arraycopy() copiar array *
asin() arco seno
atan() arco tangente
atan2() arco tangente
  
background() fundo
beginCamera() iniciar camera
beginShape() iniciar forma
bezier() curva de Bezier
bezierDetail() nível de detalhe Bezier
bezierPoint() avaliar ponto em curva
bezierTangent() calcular tangente
bezierVertex() vértice Bezier
binary() para String em binário
blend() misturar
blue() azul
boolean booleano
boolean() para booleano
box() paralelepípedo
break break
brightness() brilho
byte byte
byte() para byte
 
camera() câmera
case case
ceil() forro
char caracter
char() para caracter
class classe
color tipo cor
color() criar cor
colorMode() modelo de cor
concat() concatenar arrays *
constrain() restringir valor
contract() contrair array
copy() copiar pixels
cos() coseno
createFont() criar Fonte
cursor() configurar cursor
curve() curva
curveDetail() nível de detalhe
curvePoint() avaliar ponto em curva
curveTightness() tensão da curva
curveVertex() vértice em curva
 
day()
dia
default default
degrees() radianos para graus
delay() atraso
directionalLight() configura luz direcional
dist() distância
draw() desenhar
 
ellipse() elipse
ellipseMode() modo elipse
else senão
emissive() emissividade *
endCamera() finalizar câmera
endShape() finalizar forma
exp() número de Euler elevado
expand() expandir array *
extends estende


false falso
fill() preenchimento
filter() filtro
float flutuante
float() para flutuante
floor() arredonda para baixo
focused ativo
for() repita enquanto
frameCount número de quadros
framerate taxa de quadros
framerate() definir taxa de quadros
frustum()
volume de visualização
 
get()  consultar e extrair
green() verde
 
HALF_PI () PI/2 = 1.57079...
height altura
hex() hexadecimal
hour() hora
hue() matiz
 
if() se / condicional
image() imagem
imageMode() modo de visualização
implements implementa
int
inteiro
int() para inteiro
 
join() une strings
 
key tecla
keyCode código da tecla
keyPressed tecla pressionada
keyPressed() ao pressionar tecla
keyReleased() ao soltar tecla
 
lerp() interpolar
lightFalloff() decaimento de luz
lights() luzes
lightSpecular() configurar cor especular
line() segmento de linha
link() configurar link
loadBytes()
carregar bytes
loadFont() carregar fonte
loadImage() carregar imagem
loadPixels() carregar pixels
loadSound() carregar som
loadStrings() carregar strings
log() logaritmo  neperiano
loop() ativar  redesenho
 
mag() 
tamanho de vetor
max() máximo
millis() milisegundos
min() mínimo
minute() minuto
modelX() retornar modelo x
modelY() retornar modelo  y
modelZ() retornar modelo  z
month() mês
mouseButton botão do mouse
mouseDragged() ao arrastar mouse
mouseMoved() movimento do mouse
mousePressed mouse pressionado
mousePressed() ao pressionar mouse
mouseReleased() ao soltar botão
mouseX posição x do mouse
mouseY posição y do mouse
 
new alocacar objeto
nf() números em strings *
nfc() números em strings *
nfp() números em strings *
nfs() números em strings *
noCursor() esconder cursor
noFill() sem preenchimento
noise() ruído de Perlin
noiseDetail() detalhe de ruído de Perlin
noiseSeed() semente para ruído Perlin
noLoop() desativar redesenho
normal() configurar vetor normal
noSmooth() desativar alisamento
noStroke() desativar traço
noTint() desativar tingimento
null nulo
 
Object objeto
online online
open() abrir arquivo ou processo
openStream() abrir stream
ortho() projeção ortográfica
 
param() extrai string
perspective() projeção "perspectiva"
PFont tipo PFonte
PI PI = 3.14159...
PImage tipo PImage
pixels[] array de pixels
pmouseX posição x anterior
pmouseY posição y anterior
point() ponto
pointLight() ponto de luz
popMatrix() retirar matriz da pilha
pow() potência
print() imprimir string
printCamera() imprimir câmera
println() imprimir string
printMatrix() imprimir matriz
printProjection() imprimir projeção
PSound tipo PSound
pushMatrix() retirar matriz da pilha



quad() quadrilátero
 
radians() para radiano
random() valor pseudo-randômico
randomSeed() semente para randômico
rect() retângulo
rectMode() modo retângulo
red() vermelho
redraw() redesenhar
resetMatrix() inicializar matriz
return retornar
reverse()
inverter array
rotate() rotacionar
rotateX() rotacionar em x
rotateY() rotacionar em y
rotateZ() rotacionar em z
round() arredondar
 
saturation() saturação
save() salvar imagem
saveBytes() salvar em bytes
saveFrame() salvar quadro
saveStrings() salvar em string
scale() escalar
screen tela
screenX() retorna projeção x
screenY() retorna projeção y
screenZ() retorna projeção z
second() segundo
set() definir pixels
setup() inicializar 
shininess() brilho  de material
shorten() encurtar array
sin() seno
size()
configurar tela
smooth() ativar alisamento
sort() ordenar array
specular() propriedade especular
sphere() esfera
sphereDetail() detalhe de esfera
splice() separar string
split() separar Strings
spotLight() luz spot
sq() elevar ao quadrado
sqrt() extrair raiz quadrada
status() mostrar mensagem
str() para string
String tipo string
stroke() traço
strokeCap() final de traço
strokeJoin() junção de traço
strokeWeight() espessura de traço
subset() extrair string
switch() switch
 
tan() tangente
text() texto
textAlign() alinhar texto
textAscent() medida linha base topo
textDescent() medida  linha base base
textFont() definir fonte
textLeading() definir espaçamento
textMode() definir modo
textSize() definir tamanho
textWidth() definir largura
texture() mapear textura
textureMode() definir mapeamento
this this
tint() tingimento
translate() translacionar
triangle() triângulo
trim() ajustar string
true verdadeitro
TWO_PI 2*PI = 6.28318...
unbinary() para int de string binária
unhex() para int de string em hex
updatePixels() atualizar pixels
 
vertex() definir vértice
void void
   
while() enquanto
width largura da tella
year()
ano
 
{} chaves
| Ou de bit
| | Ou lógico
 
 

Tradução e Adaptação para o Português do Brasil: Luiz Ernesto Merkle
Atuallizada em: 30 de novembro de 2005, 9h08 (BRST)
 
 
  Processing é um projeto aberto iniciado por Ben Fry e Casey Reas  
  © Info