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              | 
           
	
		| Nome | 
		  | 
	
	
            normal()
	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Exemplos | 
		  | 
	
	
            
	 | 
           
	
		| Descrição | 
		  | 
	Configura o atual vetor normal. Ist serve para
formas tridimensionais e superfícies e especifica o vetor
ortogonal (n.t. normal)  à superfície da forma , o
qual determina como a luz o afeta. Processing procura atribuir
automaticamente vetores normais a formas, mas em sua
imperfeição,  opta-se por normal() para maior
controle.  Esta função é identica a
glNormal3f() em OpenGL.	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Sintaxe | 
		  | 
	
	
            normal(nx, ny, nz)
  
	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Parâmetros | 
		  | 
	
	
            
              
                
                  | nx | 
                    | 
                  float:  direção x 
                   
                   | 
                 
                
                  | ny | 
                    | 
                  float: direção y 
                   
                   | 
                 
                
                  | nz | 
                    | 
                  float: direção z 
                   
                   | 
                 
              
             
            | 
           
          
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Retorno | 
		  | 
	
	
Nenhum	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Utilização | 
		  | 
	
	
Web & Applicações	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Relacionado | 
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            endShape() 
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	 | 
           
	 
        
       
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