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  Referência para Processing (BETA) version 91+. Se você tem uma versão anterior, utilize a documentação inclusa em seu software. Se você encontrar quaisquer erros ou tiver quaisquer comentários, leve ao nosso conhecimento.  
Nome  

vertex()

   
Exemplos  
beginShape(POINTS); 
vertex(30, 20);
vertex(85, 20);
vertex(85, 75);
vertex(30, 75);
endShape();
// O desenho de vértices em 3D requer P3D
// ou OPENGL com parâmetro de size()
size(100, 100, P3D);
beginShape(POINTS);
vertex(30, 20, -50);
vertex(85, 20, -50);
vertex(85, 75, -50);
vertex(30, 75, -50);
endShape();
noStroke(); 
PImage a = loadImage("arch.jpg");
beginShape();
texture(a);
// "arch.jpg" é ima imagem de 100x100 pixels, portanto
// os valores de 0 e 100 são utilizados para os
// parâmetros "u" e "v" para se mapear diretamente
// os pontos de vértice
vertex(10, 20, 0, 0);
vertex(80, 5, 100, 0);
vertex(95, 90, 100, 100);
vertex(40, 95, 0, 100);
endShape();
Descrição   Todos as formas são construídas pela conexão de uma série de vértices. vertex()  é utilizada para especificar as coordenadas de pontos, linhas, triângulos, quadriláteros e  polígonos, e é utilizada exclusivamente entre chamadas à beginShape() e endShape().

O desenho de um vértice em 3D através dop uso do parâmetro z  requer o uso do parâmetro P3D ou  OPENGL em combinação co size, como ilustrado no exemplo acima.

Esta função também é utilizada para mapear uma textura sobre uma forma geométrica. A função texture()  decalra a textura a ser aplicada sobre a forma geométrica e as coordenadas u e v definem o mapeamento desta textura à forma. Como padrão, as coordenadas utilizadas para u e v são especificadas em relação ao tamanho da imagem em pixels, mas esta relação pode ser modificada através da função textureMode().
   
Sintaxe  
vertex(x, y); 
vertex(x, y, z);
vertex(x, y, u, v);
vertex(x, y, z, u, v);
   
Parâmetros  
x   int ou float: coordenada-x do vértice

y   int ou float: coordenada-y do vértice

z   int ou float: coordenada-z do vértice

u   int ou float: coordenada horizontal da textura de mapeamento

v   int ou float: coordenada vertica da textura de mapeamento

   
Retorno   Nenhum
   
Utilização   Application & Web
   
Relacionado   beginShape()
endShape()
bezierVertex()
curveVertex()
texture()
 
 






   
 
Original em inglês atualizado em: Fri Jul 15 16:36:17 PDT 2005
Tradução para o Português do Brasil: Luiz Ernesto Merkle
Atuallizada em: 30 de novembro de 2005, 9h00 (BRST)
 
 








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