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              | 
              | 
              | 
           
	
		| Nome | 
		  | 
	
	
            
            vertex()
	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Exemplos | 
		  | 
	
	
            
            
              
                
                    | 
                  
                  
                  beginShape(POINTS);  vertex(30, 20);  vertex(85, 20);  vertex(85, 75);  vertex(30, 75);  endShape(); 
  
                   | 
                 
                
                    | 
                 
                
                    | 
                  
                  
                  // O desenho de vértices em 3D requer P3D // ou OPENGL com parâmetro de size() size(100, 100, P3D);  beginShape(POINTS);  vertex(30, 20, -50);  vertex(85, 20, -50);  vertex(85, 75, -50);  vertex(30, 75, -50);  endShape(); 
  
                   | 
                 
                
                    | 
                 
                
                    | 
                  
                  
                  noStroke();  PImage a = loadImage("arch.jpg");  beginShape();  texture(a);  // "arch.jpg" é ima imagem de 100x100 pixels, portanto // os valores de 0 e 100 são utilizados para os  // parâmetros "u" e "v" para se mapear diretamente  // os pontos de vértice  vertex(10, 20, 0, 0);  vertex(80, 5, 100, 0);  vertex(95, 90, 100, 100);  vertex(40, 95, 0, 100);  endShape(); 
  
                   | 
                 
                
                    | 
                 
              
              
            
             
	 | 
           
	
		| Descrição | 
		  | 
	Todos as formas são construídas pela conexão de uma série de vértices. vertex()  é
utilizada para especificar as coordenadas de pontos, linhas,
triângulos, quadriláteros e  polígonos, e
é utilizada exclusivamente entre chamadas à beginShape() e endShape().  
             
O desenho de um vértice em 3D através dop uso do parâmetro z  requer o uso do parâmetro P3D ou  OPENGL em combinação co size, como ilustrado no exemplo acima.  
             
Esta função também é utilizada para mapear
uma textura sobre uma forma geométrica. A função texture()  decalra a textura a ser aplicada sobre a forma geométrica e as coordenadas u e v definem o mapeamento desta textura à forma. Como padrão, as coordenadas utilizadas para u e v
são especificadas em relação ao tamanho da imagem
em pixels, mas esta relação pode ser modificada
através da função textureMode().	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Sintaxe | 
		  | 
	
	
            
            vertex(x, y);  vertex(x, y, z);  vertex(x, y, u, v);  vertex(x, y, z, u, v); 
  
	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Parâmetros | 
		  | 
	
	
            
            
              
                
                  | x | 
                    | 
                  int ou float: coordenada-x do vértice 
                   
                   | 
                 
                
                  | y | 
                    | 
                  int ou float: coordenada-y do vértice 
                   
                   | 
                 
                
                  | z | 
                    | 
                  int ou float: coordenada-z do vértice 
                   
                   | 
                 
                
                  | u | 
                    | 
                  int ou float: coordenada horizontal da textura de mapeamento 
                   
                   | 
                 
                
                  | v | 
                    | 
                  int ou float: coordenada vertica da textura de mapeamento 
                   
                   | 
                 
              
              
            
             
            | 
           
          
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Retorno | 
		  | 
	
	
Nenhum	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Utilização | 
		  | 
	
	
Application & Web	 | 
           
           
 
              | 
              | 
              | 
           
	
		| Relacionado | 
		  | 
	
	
            beginShape() 
            endShape() 
            bezierVertex() 
            curveVertex() 
            texture() 
	 | 
           
	 
        
        
      
       
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