FAQ
 
 
Cover  \ Exhibition  \ Learning  \ Reference  \ Download  \ Discourse   
      Linguagem \ Ambiente \ Bibliotecas \ Comparação
 
   
   
Resumida (A-Z) \ Completa (A-Z)  
   
  Referência para Processing (BETA) version 91+. Se você tem uma versão anterior, utilize a documentação inclusa em seu software. Se você encontrar quaisquer erros ou tiver quaisquer comentários, leve ao nosso conhecimento.  
Nome  

rotateX()

   
Exemplos  
size(100, 100, P3D); 
translate(width/2, height/2);
rotateX(PI/3.0);
rect(-26, -26, 52, 52);
size(100, 100, P3D); 
translate(width/2, height/2);
rotateX(radians(60));
rect(-26, -26, 52, 52);
Descrição   Rotaciona um objeto em torno do eixo X em uma quatidade especificada pelo parâmetro angulo.  Ângulos devem ser especificados em radianos (valores entre 0 e 2*PI) ou antes convertidos para radianos pela função radians(). Objetos sempre são rotacionados em torno de sua posição relativa à origem, e números positivos rotacionam objetos em sentido anti-horário.  Transformações se aplicam a todos eventos que aconteçam após sua chamada, e chamadas subseqüentes a transformações têm efeito cumulativo. Por exemplo, ao se chamar rotateX(PI/2)  e em seguida  rotateX (PI/2) equivale a se chamar rotateX(PI). Quando   rotate() é chamada dentro de draw(), a transformação é reinicializada ao começo do novo laço.  Esta função requer a passagem de P3D ou OPENGL como parâmetro à função size() como mostrado no exemplo acima.
   
Sintaxe  
rotateX(angulo)
   
Parâmetros  
angulo   float: ângulo de rotação especificado em radianos
   
Retorno   Nenhum
   
Utilização   Web & Applicações
   
Relacionado   rotateY()
rotateZ()
translate()
rotate()
scale()
pushMatrix()
popMatrix()
 
 






   
 
Original em inglês atualizado em: Fri Jul 15 16:36:05 PDT 2005
Tradução para o Português do Brasil: Luiz Ernesto Merkle
Atuallizada em: 30 de novembro de 2005, 9h00 (BRST)
 
 








Creative Commons License
 
  Processing é um projeto aberto iniciado por Ben Fry e Casey Reas  
  © Info